Com mais voos, aeroporto de Rondonópolis inicia nova etapa de adequações

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Com mais voos, aeroporto de Rondonópolis inicia nova etapa de adequações

O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco recentemente vem operando com o Jato Embraer 190 e 195 direto para Campinas (SP). Esse fato fez com que o aeroporto elevasse de nível e com isso, houve a necessidade de algumas adequações em segurança para voo. A partir de então, o Prefeito Percival Muniz autorizou mudanças no sentido de melhorar a segurança e os serviços oferecidos.

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, e a administradora do aeroporto, Dayane Tobias, explicam que o local passou por inspeção recente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, que pontuou as intervenções a serem feitas. A primeira delas, e que já foi atendida pela equipe que administra o Marinho Franco, foi a recapagem do pavimento de acesso aos hangares.

Outra intervenção apontada pela ANAC e que também já foi resolvida, foi a instalação de novo sistema de rádio e telefonia. Para que haja a elevação de nível, o tempo resposta do Carro de Combate a Incêndio – CCI deve seguir o estipulado pela legislação vigente. O tempo do CCI do aeroporto é exatamente o permitido pela ANAC, mas a administração está realizando algumas mudanças para diminui-lo.

“Estamos fazendo uma pista nova de acesso exclusivo para o CCI, pois antes ele tinha que fazer uma volta grande para atingir parte de uma das cabeceiras da pista. Outra mudança feita para que o tempo resposta seja diminuído, é a troca da bomba de abastecimento de água. Estamos colocando uma com a vazão de água maior que a anterior. Acreditamos que assim o caminhão vai percorrer a pista em um tempo menor que o exigido”, explica o secretário.

Outras obras também vêm sendo feitas no local. Duas delas são as construções de abrigos individuais para o CCI e também para os pós-químicos utilizados no combate a incêndio. A equipe fez a alteração física da biruta, o que permitiu a melhor visibilidade do equipamento para os pilotos.

“Com essas obras o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco estará adequado com as últimas exigências feitas pela ANAC e também proporcionar mais segurança para os usuários e profissionais que utilizam o local. Essas são prioridades imediatas que devem ser sanadas e estamos trabalhando para resolvê-las rapidamente”.

OBRAS DO ESTADO

Com relação às obras paralisadas, o secretário explica que o município está acompanhando os desdobramentos e constantemente tem viajado a Cuiabá para tratar do assunto. Segundo ele, o Governo do Estado quer concluir as obras e está procurando meios legais para isso.

“Já foi emitida a ordem de serviço para a empresa retomar as obras. Agora ela tem um prazo para dar início e se este prazo não for respeitado, o contrato poderá ser suspenso e uma nova licitação feita. Vamos aguardar, pois dentro deste pacote de obras estão duas de extrema importância: a cerca operacional e o PAPI [Precision Approach Path Indicator (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão): Estas são as luzes que se localizam ao lado da pista com o objetivo de identificar se a aeronave na aproximação final está alto ou baixo no glideslope (ângulo de descida)]”.

Argemiro Ferreira também lembrou que o aeroporto está entre os primeiros a receber obras de reestruturação feita pela Secretaria de Viação Civil – SAC. As obras incluem a construção de um novo terminal de passageiros e ampliação de pista.

+ Acessados

Veja Também