A ampliação do Hospital Regional Irmã Elza Giovanella (Hospital Regional de Rondonópolis) está em ritmo acelerado. A obra, que contempla a ala de Emergência, Pronto Socorro e Recepção Social, completa um mês essa semana e proporcionará mais agilidade e conforto aos pacientes que necessitam dos serviços, além de melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no Hospital. A previsão de término é para o fim de outubro.
Na ala de Emergência e Pronto Socorro, o atendimento seguirá o método utilizado em todos os grandes hospitais brasileiros, a classificação de risco.
Trata-se de um processo dinâmico de identificação dos pacientes, priorizando os que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, conforme orienta o Colegiado do Ministério da Saúde.
A classificação de risco divide-se em diferentes boxes, sendo o vermelho para urgência e emergência, o amarelo para os pacientes que já se encontram estabilizados e aguardam transporte inter ou intra hospitalar e o box verde, local para onde são direcionados os pacientes que já não correm mais risco de vida e seguem em observação.
“Ao chegar no Hospital, os pacientes serão encaminhados a um espaço adequado, com boa estrutura, onde serão atendidos por profissionais qualificados”, explica Nelson Augusto Portela, enfermeiro e coordenador da Emergência do HR.
Espaços amplos
Atualmente, a Emergência possui 08 lugares na sala de espera e 11 leitos. De acordo com a engenheira clínica, Mônica Soares, a ampliação contemplará 20 leitos, sendo 02 boxes vermelhos, 10 boxes amarelos, 05 observações verdes, 01 isolamento e 02 observações pediátricas, somando um total de 101,40 m² de área construída.
Já a reforma da recepção social está sendo projetada para agilizar o atendimento dos pacientes nas consultas ambulatoriais. A área de 116,11 m², além de contar com sala de triagem, terá espaço moderno e confortável para acomodar os acompanhantes e visitantes.
Avanço nos exames de imagem
Outra novidade é que, além da reforma desses espaços, o Hospital Regional deve inaugurar em breve mais uma sala de imagem para a realização de exames de Raio-X digital.
Segundo o diretor administrativo do HR, Carlos André dos Anjos, além de ampliar o atendimento aos pacientes, a tecnologia vai permitir que os médicos tenham acesso aos resultados com mais agilidade.
Pesquisa de qualidade
Os pacientes do Hospital Regional de Rondonópolis, a partir dessa semana, no momento em que recebem alta, vão participar de uma pesquisa de satisfação a respeito do atendimento recebido. A avaliação será mensurada mensalmente, como forma de aprimorar os serviços e de incentivar os profissionais.