Com discurso objetivo e sem demagogia ex-prefeito de Dom Aquino encanta mato-grossenses

Com discurso objetivo e sem demagogia ex-prefeito de Dom Aquino encanta mato-grossenses
Reprodução

Desde que renunciou ao cargo de prefeito de Dom Aquino no início do ano, o pré-candidato a deputado federal Josair Lopes (PSB) realiza viagens pelos municípios de Mato Grosso.

De abril até o início de julho 120 cidades já foram visitadas.

Agenda ainda é de pré-candidato e mesmo sem pedir votos, o ex-gestor do Vale do São Lourenço tem ganhado inúmeros apoios em seu projeto.

Para aqueles que já conheceram Josair, o diferencial do pré-candidato está na forma clara como se apresenta.

“Ele não faz parte daqueles que chegam nas cidades fazendo um carnaval, com bandeiras, faixas, fogos, cabos eleitorais, sem alto e discurso demagógico. Esse rapaz fala com muita ponderação, não enche nossos ouvidos com aquelas velhas promessas de sempre. Isso tem agradado as pessoas. Aqui em Cuiabá, todos aqueles que participaram de reunião com ele ficaram encantados. O Josair tem muito carisma e é um rapaz novo, com vontade. Ele vai surpreender nas urnas”, garante Eliane Martarelli de Souza, moradora da cidade Cuiabá.

A carreira meteórica de Josair também chama atenção por onde passa.

Com apenas 39 anos, já acumula mais de 20 anos de experiência na vida pública.

Começou na política participando de grupo de jovens, grêmio estudantil, clubes de serviços, presidência de bairro.

Aos 18 anos foi eleito vereador pelo Município de Dom Aquino.

Na época ficou conhecido no Brasil, como o parlamentar mais novo do país. Ainda foi reeleito por mais duas vezes, também foi presidente da Câmara.

Sua primeira eleição para prefeito aconteceu com 81% dos votos.

Recebeu várias honrarias pelo trabalho e melhorias de índices significativos ao bem comum.

Está na lista dos 10 melhores prefeitos de Mato Grosso e ficou entre os 100 melhores do Brasil nos dois mandatos.

O currículo impressionou Ana Carla Pereira de Rondonópolis.

“Estou acostuma a receber esse povo que surge na política do nada, apoiado pelo dinheiro. Sempre com discurso descompromissado e sem qualquer experiência nas bases da política. O Josair não! Ele respeita até o momento eleitoral. Como ainda não está liberado a campanha, não pede votos, conversa sobre os problemas do Estado, pede opiniões e mostra alguns exemplos de sucesso executados em Dom Aquino. Esse rapaz tem muita experiência e já foi testado aprovado várias vezes. É muito bom conhecer pessoas com disposição para fazer política sem aquele discurso viciado em sem qualquer propósito a não ser o voto. O Josair é uma pessoa diferenciada”, afirma.

Por onde chega, o ex-feirante que virou líder no Vale do São Lourenço apresenta como mote de um futuro projeto o municipalismo.

“Ele já foi presidente de bairro, vereador, prefeito. Conhece muito bem as dificuldades do município. Sabe das necessidades do bom funcionamento de um posto de saúde, uma escola, de uma água encanada, esgoto, asfalto. É realmente um cidadão político com perfil diferenciado. Ele sabe fazer política, sem politicagem. Isso é um clamor da sociedade”, conta Nelson Marquezine do município de Cocalinho.

Lopes defende que todos aqueles que entrarão em campanha nos próximos dias produzam propostas que realmente serão findadas.

Para Josair, o atual momento da política exige personagens que priorizem a transparência e projetos que ajudem a comunidade de fato.

“Eu tenho rodado muito o Estado. Tanto em pequenos municípios quanto nas grandes cidades o povo está órfão de representantes na política. Nosso trabalho é totalmente distinto destes que estão aí. Não estamos entrando num projeto para favorecer essa ou aquela empresa. Não represento esse ou aquele grupo de caciques da política, não tenho rabo preso com qualquer segmento. Saí de uma aprovação de superior a 80% como prefeito para mostrar que é possível fazer política com seriedade e credibilidade”, completa.

Currículo

Josair Jeremias Lopes é formado em contabilidade e pedagogia.

Além de vereador em três eleições seguidas, foi prefeito de Dom Aquino em duas oportunidades, presidente da Amptur e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. É casado com Natália Lopes e pai de Sofia e Josair Júnior.