O Centro Municipal de Educação Infantil Profª Jayr Luiza de Campos Untar realizou na manhã de terça-feira (06) o seu primeiro Desfile Cívico em homenagem a Independência do Brasil, comemorado neste dia 7 de setembro. Cerca de 130 crianças de 2 e 3 anos, vestindo fantasias e adereços alusivos à data, acompanhadas por professores e profissionais da Educação desfilaram pelas ruas onde fica localizada a escola, no bairro Capela do Piçarrão, como fazem todos os anos centenas de estudantes que participam dos desfiles cívicos em todo o país nesta data.
Esse é o dia em que a educação se veste de verde e amarelo para comemorar a libertação do Brasil do domínio de Portugal, disse a diretora da escola, Eva de Paulo e explicou que o evento faz parte da culminância de algumas ações trabalhadas neste mês. “O objetivo foi envolver totalmente os alunos para demonstrar a importância e respeito aos valores da Pátria, a independência e os símbolos nacionais como a bandeira, o brasão e o hino nacional”, disse.
A coordenadora Aldra Greice afirmou que esse primeiro desfile que ocorreu na escola teve como tema ‘Meu Brasil’, e nas atividades durante os dias que antecederam ao evento, os alunos foram estimulados a retratar e relatar o país que desejam para o futuro a partir de seu próprio olhar, ou seja, um Brasil com saúde para todos, melhorar sempre em educação, respeito ao meio ambiente e mais políticas públicas voltadas ao bem-estar de todos.
Para o secretário Silvio Fidelis, os valores cívicos devem ser compartilhados desde os primeiros anos na escola e 7 de setembro, por ser uma data muito significativa para os brasileiros, passou a integrar o calendário cultural das escolas, sendo que diversas atividades foram propostas para que de maneira lúdica, contextualizada e coerente com a idade das crianças, elas pudessem compreender o real significado de independência e porque conquistá-la foi tão importante para o nosso país.
Além do CMEI Jayr Luiza, várias escolas da Rede Municipal também promoveram atividades cívicas em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, como a EMEB Miguelina de Campos e Silva, EMEB Ana Francisca de Barros, EMEB Eunice César de Mello, CMEI Caetano da Costa, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes entre outras.





