Circuito Empreenda Mais leva capacitação gratuita de empreendedorismo a Juína e Juara

Picture of Sedec-MT

Sedec-MT

Foto: Sedec-MT

Circuito Empreenda Mais leva capacitação gratuita de empreendedorismo a Juína e Juara

Convênio prevê a capacitação de cerca de 4 mil pessoas em 55 municípios ao longo de 2024

O Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec, fruto de parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico com a Câmara dos Dirigentes Lojistas, está com inscrições abertas para capacitação em empreendedorismo no município de Juína e Juara.

Além de qualificar negócios já existentes, o curso visa auxiliar tanto micros e pequenos empresários quanto quem deseja empreender a tirar a ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade. As inscrições são gratuitas. 

As aulas presenciais serão realizadas de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 19h às 22h. Em Juína, o curso será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e em Juara, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições serão feitas por meio do link https://form.jotform.com/240073886708666.

Ao fim do curso, o empreendedor sai com o plano de negócio, logomarca personalizada, consultoria online durante três meses, acompanhamento especializado, certificado e a possibilidade de acessar crédito, por meio da DesenvolveMT, para abrir ou expandir a sua empresa.

Parceria

O convênio entre a Sedec e a CDL foi assinado no fim de 2023 e prevê a capacitação de cerca de 4 mil pessoas, em 74 turmas, distribuídas em 55 municípios ao longo de 2024. Esta é a segunda edição do projeto. Em janeiro de 2023 foram realizadas 10 capacitações, atendendo a 375 pessoas. 

Na segunda edição do Circuito já foram realizadas três turmas, entre os dias 11 e 15 de dezembro, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda. Mais de 100 pessoas participaram.

“Por meio do Circuito Empreenda Mais CDL e Sedec, o Estado apoia o pequeno empreendedor com um projeto que capacita, acompanha e financia, visando a geração de emprego, desenvolvimento econômico e oportunidades para todos, além de melhorar a qualidade de vida da população e o retorno do dinheiro público em serviços essenciais”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Paulo Leite, destacou que o Circuito Empreendedor é uma porta de entrada para aqueles que buscam deixar de ser empregados e querem empreender.

“Dentro desse curso, a pessoa recebe toda essa orientação de como tirar um CNPJ, de como se legalizar, noções básicas de fluxo de caixa, já sai com uma logomarca e tem algumas noções de como divulgar seu trabalho na rede social, por exemplo. São coisas básicas para iniciar um empreendimento. As pessoas mais simples, que têm menos informação, muitas vezes desconhece a legislação brasileira que dá uma grande vantagem competitiva para o pequeno empreendedor. Ele não tem imposto, não tem carga tributária alta. É interessante para que a pessoa saia da informalidade e tenha condição de emitir nota fiscal para quem o está contratando”, explicou.

+ Acessados

Veja Também