Chocólatras, hora da alegria: comer chocolate faz bem pro cérebro!

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Chocólatras, hora da alegria: comer chocolate faz bem pro cérebro!

Se você é como diz a famosa música e “só quer chocolate”, então essa notícia é ótima para você. Afinal, um estudo afirmou que o consumo regular do doce está associado à melhora de funções cognitivas.

Publicada na revista acadêmica Appetite, a pesquisa afirma que um dos nutrientes presentes no alimento, os flavonoides, seriam os responsáveis pela melhora. Os dados foram compilados pela Maine-Syracuse, com análise de 968 participantes entre 23 e 98 anos.

“Os presentes achados dão suporte a recentes testes clínicos que sugerem que o consumo regular de flavonoides do cacau podem ter efeito benéfico nas funções cognitivas e possível proteção contra o declínio cognitivo relacionado com a idade”, afirma a pesquisa em questão.

Acontece que a pesquisa já é alvo de bastante polêmica. Isso porque pesquisadores pedem novos estudos sobre os temas pautados em limitações no estudo feito pela Maine-Syracuse. Algumas brechas encontradas por especialistas fazem com que a força do resultado seja diminuída.

Uma das limitações da análise — e a mais importante para os críticos — é que o consumo de chocolate era reportado pelos participantes. Ou seja, o método tornaria mais suscetível ao erro já que não há informações, por exemplo, de periodicidade da ingestão do doce, tal qual medidas de quantidade.

De qualquer modo, cientistas afirmam que esse tipo de nutrientes é encontrado em maior quantidade nos chocolates amargos em relação ao branco e ao leite. Além do chocolate, o flavonoide também é encontrado em chás, vinho tinto e frutas como mação e uva.

+ Acessados

Veja Também