Chia ajuda a emagrecer? A surpreendente verdade sobre este grão

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Chia ajuda a emagrecer? A surpreendente verdade sobre este grão

Compartilhe:

A planta chia ganhou muita popularidade nos últimos tempos — sendo que suas sementes  têm sido chamadas de “superalimentos” por algumas pessoas.

Algumas pessoas afirmam que consumir sementes de chia pode levar à perda de peso.

Neste artigo, vamos examinar a ciência que embasa essas alegações, e falar sobre o valor nutricional das sementes de chia. 

Além disso, fornece dicas sobre como adicionar a chia às suas refeições diárias.

Como a chia pode ajudar a emagrecer

As sementes de chia contêm uma quantidade generosa de fibra, com cerca de 35g de fibra a cada 100g de sementes.

E elas também apresentam uma boa dose de proteínas: cerca de 17g de proteínas a cada 100g de sementes de chia.

Destacamos as proteínas e as fibras porque estes nutrientes estão intimamente ligados a uma maior sensação de saciedade — elas ajudam a reduzir a fome, e permitem passar mais tempo sem apetite entre as principais refeições.

(Ela também apresenta gorduras boas, que também auxiliam a ter maior saciedade.)

Além disso, a chia não é muito caloricamente densa: são menos de 500 kcal a cada 100g de chia, um número menor do que, por exemplo, o amendoim.

Por fim, para quem quer saber se chia tem carboidrato.

Em 100g de sementes de chia, temos relativamente poucos carboidratos: apenas 7g de carboidratos líquidos a cada porção de 100g (isto é, os carboidratos totais menos as fibras).

Sendo assim, consumir chia também é adequado para aquelas pessoas que seguem uma dieta low-carb ou cetogênica (entenda as diferenças).

Resumindo: a chia é pouco calórica, tem poucos carboidratos, e traz bastante saciedade. Ela pode ser uma aliada na perda de peso.

O que a ciência mostra?

Embora o potencial de perda de peso do consumo de sementes de chia ainda esteja sendo estudado, alguns estudos iniciais mostraram resultados positivos. 

Um pequeno estudo de 2014 comparou a perda de peso de indivíduos que consumiram 35 gramas de farinha de chia diariamente com aqueles que consumiram um placebo. 

Após 12 semanas, não houve diferença significativa na perda de peso entre os dois grupos, mas os pesquisadores observaram uma notável redução de peso entre aqueles do grupo chia — especialmente aqueles que eram obesos no início do estudo. 

Além disso, o grupo da chia também apresentou melhora nos níveis de colesterol, com redução do colesterol total e aumento do colesterol “bom”.

(Sendo que melhorar a saúde também costuma ser um dos principais objetivos de quem busca emagrecer.)

Outro estudo examinou os efeitos das sementes de chia na perda de peso em pessoas com diabetes tipo 2. 

O estudo incluiu 77 participantes que seguiram uma dieta de restrição calórica por 6 meses e estavam com sobrepeso ou obesidade. 

O grupo que consumiu sementes de chia diariamente perdeu em média 1,9 quilos, enquanto o grupo controle perdeu 0,3 quilos. 

O grupo que consumiu a chia também teve uma redução significativa na circunferência da cintura (uma importante medida corporal) em comparação com o grupo controle.

Embora essas descobertas indiquem que as sementes de chia podem ajudar na perda de peso para indivíduos com uma dieta de baixa caloria, pesquisas mais extensas são necessárias para entender completamente seu impacto.

Resumindo: Até onde a Ciência sabe, consumir sementes de chia pode sim ajudar a emagrecer. No entanto, ainda não podemos afirmar de maneira categórica que chia emagrece.

Como consumir chia

Comer sementes de chia cruas, puras mesmo, é algo totalmente aceitável — e algumas pessoas até gostam do gosto. 

No entanto, pode ser difícil comer grandes quantidades de sementes de chia de maneira isolada.

Felizmente, há várias formas simples de adicionar a chia à sua dieta. Experimente as seguintes ideias:

  • Adicionar uma colher de sementes de chia a uma vitamina ou suco detox pela manhã.
  • Polvilhar sementes de chia em cima de uma salada.
  • Fazer receitas com farinha de chia.
  • Adicionar sementes de chia a uma salada de frutas.
  • Fazer um pudim de chia (misturando as sementes em leite ou iogurte e deixando esta mistura descansar durante a noite, para formar um gel).

De toda forma, saiba que cada vez mais pessoas consomem chia na busca de perder peso rápido.

E estas maneiras acima podem ajudar a aumentar sua ingestão de chia.

Chia emagrece? Conclusão e palavras finais

Por mais que cada vez mais pessoas estejam usando chia na dieta para emagrecer, note que a ciência não dá total suporte para essa ideia.

Embora haja linhas de pensamento interessantes sobre a chia — ligadas à saciedade, por exemplo — sabemos que ainda é necessário fazer exercícios, beber água, e seguir uma alimentação balanceada para emagrecer de vez e para sempre.

De toda forma, se você tem interesse em perder peso, talvez possa considerar adicionar sementes de chia à sua dieta. 

A chia é uma substituição nutritiva e saudável para alimentos mais calóricos, e uma excelente fonte de fibras (muito melhor do que a aveia, por exemplo, que é puro carboidrato). 

A chia também pode ajudar você a gerenciar sua fome, que é a grande inimiga das dietas, e assim você conseguirá atingir um peso saudável e mantê-lo o resto da vida.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também