Chanceler alemã promete ‘reduzir de maneira perceptível’ fluxo de refugiados

Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Chanceler alemã promete ‘reduzir de maneira perceptível’ fluxo de refugiados

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu nesta segunda-feira ante o seu partido "reduzir de maneira perceptível" o fluxo de refugiados em nível europeu, apesar de negar o fechamento das fronteiras em nome de um "imperativo humanitário".

"Mesmo um país forte como a Alemanha será ultrapassado no longo prazo com tais números elevados de refugiados", disse ela ao seu partido, a CDU, reunido em congresso.

"Queremos e vamos reduzir o número de refugiados perceptivelmente", acrescentou.

Com base no slogan "nós vamos chegar lá", ela reiterou que a solução reside em um acordo para uma "solidariedade europeia" e um reforço dos controles nas fronteiras externas da Europa, bem como um trabalho com a Turquia, rejeitando uma limitação às entradas na Alemanha, uma reivindicação de alguns dentro de seu próprio partido.

"Nós não vamos ter sucesso nos trancando. Em pleno século 21, trancar-nos não é a solução", disse a chanceler.

Falando de um desafio "histórico" para a União Europeia, a chanceler manifestou a certeza de que a Europa "vai superar este teste", apesar dos avanços lentos.

Ela também reiterou que o acolhimento de refugiados era para a Alemanha e a Europa uma obrigação, defendendo a sua decisão de abrir as portas aos refugiados.

"Isto foi nada menos do que um imperativo humanitário", ressaltou.

Os delegados da CDU têm de adotar nesta segunda-feira um texto sobre a sua estratégia para lidar com o fluxo migratório que resume a posição da chanceler, apesar dos numerosos apelos dos democratas-cristãos para endurecer a sua política.

A Alemanha havia registrado até o final de novembro quase um milhão de migrantes, um número simbólico que deve ser ultrapassado antes do final do ano.

+ Acessados

Veja Também