Imagine que, por conta do trabalho, você não conseguiu planejar a viagem para visitar seus pais no natal. Com pressa, e sem conseguir achar uma passagem nos sites de buscas, você chegou ao aeroporto na véspera e foi direto ao guichê da companhia aérea.
Lá chegando, a atendente entende o seu desespero e diz que existem duas opções: a primeira é pegar um voo livre, com um piloto novato da companhia, que está fazendo testes e tem como primeiro trabalho a missão de ir até a cidade natal dos seus pais. A outra opção seria esperar 10 horas até o próximo voo comercial. Qual dessas opções você escolheria?
Uma envolve voar pelos céus, aproveitando a liberdade e a agilidade, e se colocando em uma situação de inúmeras possibilidades, enquanto a outra requer paciência. Entretanto, você sabe de antemão que ambas as escolhas estão indo em direção para onde você quer chegar. A sua grande dúvida, no entanto, é quando e como você quer chegar lá.
Essa é uma situação que dificilmente acontece, mas ajuda a explicar a grande dúvida que permeia a mente dos investidores em CFD, um voo livre e com inúmeras possibilidades, ou uma abordagem mais tradicional, que todo mundo escolhe, levando mais tempo, mas sem riscos?
Note que, seja qual for a sua escolha, ela pode trazer benefícios, mas também pode apresentar alguns empecilhos. Assim, para definir qual é a melhor estratégia trading para a sua operação, é preciso, antes de mais nada, saber as características principais da estratégia mais livre e da mais tradicional.
O voo livre
Na estratégia que chamamos de voo livre, é preciso ter velocidade para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Pois, sempre há novas oportunidades surgindo, na medida que o mercado, assim como os ventos, movimentam os países. Optando por uma abordagem livre, o trader estará sujeito a muitas variantes.
Uma delas é a alavancagem, já que na negociação de CFDs permite que você utilize a alavancagem para aumentar seu poder de investimento, assim como as asas de um pássaro permitem que ele viaje pelo céu. Vale informar que essa alavancagem também aumenta o risco associado às suas operações, exigindo cautela e habilidade para manobrar com segurança.
No mais, operando com os CFDs, você também pode lucrar tanto com a alta quanto com a queda dos preços dos ativos, assim como um pássaro habilidoso pode voar em diferentes direções conforme as correntes de ar. Permitindo, assim, aproveitar as oportunidades de mercado, independentemente de sua direção.
Por fim, escolhendo uma estratégia mais aberta, os traders de CFDs tendem a se concentrar em operações de curto prazo, buscando aproveitar as flutuações rápidas do mercado. Uma escolha que pode ser emocionante e gratificante, mas também exige agilidade e vigilância constantes.
A negociação tradicional
Por outro lado, se a sua escolha for a negociação tradicional, deve ter em mente que está escolhendo por algo que demanda paciência, e tempo. Afinal, a sua escolha foi feita com base na segurança e previsibilidade que essa estratégia apresenta.
Na negociação tradicional, por exemplo, ao adquirir a propriedade real dos ativos, como ações ou títulos, você está adquirindo uma passagem com destino a um lugar específico. É assim que a sua segurança se manifesta, entretanto, essa escolha pode limitar sua capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. Uma característica essencial de todo trading.
Ao possuir ações, como dividendos de renda passiva, você pode se beneficiar dos dividendos pagos pelas empresas, o que é semelhante a chegar ao destino no prazo esperado. No mais, essa renda passiva pode ajudar você a manter a estabilidade ao longo do tempo, dando mais liberdade para fazer operações ao estilo voo livre.
A negociação tradicional, importante destacar, geralmente envolve uma perspectiva de investimento mais longa, permitindo que você construa seu portfólio ao longo do tempo e aguarde as recompensas de seu trabalho árduo. É verdade que essa escolha privilegia o crescimento estável e sustentável, mas por outro, pode limitar as oportunidades de lucro no curto prazo.
Qual voo escolher para seguir a CFD?
Escolher entre a negociação de CFDs e a negociação tradicional depende de suas preferências pessoais, objetivos financeiros e tolerância ao risco. Tenha em mente que você precisa fazer essa escolha baseado na suas características emocionais também, como autocontrole e paciência.
Antes de decidir, faça as seguintes perguntas: você prefere flexibilidade, agilidade ou segurança e estabilidade? A resposta vai te apresentar a sua característica principal enquanto negociador. Com isso em mente, escolha a estratégia de operação que mais deixará a sua personalidade confortável.