Cerrado brasileiro: destino de viagem para quem ama belezas naturais

Pexels.com

Cerrado brasileiro: destino de viagem para quem ama belezas naturais

O Brasil possui um território com proporções continentais e, dentro de todo esse espaço, está o segundo maior bioma de toda a América do Sul, o Cerrado. A diversidade de sua fauna e flora é tão grande, que esse conjunto de ecossistemas é conhecido pelos biólogos como a savana mais rica do mundo.

É por isso que esse bioma é um destino comum para quem ama belezas naturais. Para conhecê-lo, você pode viajar para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e outros estados do Norte ao Sudeste do país.

Ao longo de todo seu território, é possível encontrar chapadas, chapadões, cachoeiras de tirar o fôlego, fontes termais, rios de águas límpidas e cristalinas, além de dezenas de milhares de espécies de plantas e animais.

Fora todas as atrações naturais e únicas, nas áreas do Cerrado também existem cidades históricas e monumentos exuberantes, fazendo do bioma uma região totalmente completa para o turismo.

Se o Cerrado é um dos destinos escolhidos para suas viagens pelo Brasil, você está com sorte, pois hoje falaremos sobre esse bioma superinteressante para as pessoas que amam belezas naturais.

Boa leitura!

Como é o Cerrado brasileiro?

O Cerrado brasileiro cobre grande parte da região Centro-Oeste e chega até certas partes do Sudeste, Nordeste e Norte do país. No entanto, as belezas naturais mais ricas e diversas do bioma estão concentradas no Centro-Oeste, principalmente em Goiás e Tocantins, estados que guardam as características mais marcantes desse ecossistema.

Por se tratar de um bioma extremamente abrangente no território brasileiro, ficando atrás somente do Amazônico, os estados e as cidades que ficam “dentro” dele possuem clima, vegetação, altitude e solos muito semelhantes.

A grande marc” que nos remete ao Cerrado é a vegetação baixa e rasteira junto com o clima tropical de verão chuvoso e inverno seco. Dependendo da região, as temperaturas no verão podem chegar aos 40 °C e, no inverno, abaixo dos 12 °C. Portanto, se você prefere temperaturas mais amenas, visite o Cerrado durante a primavera ou no outono. Assim, você não corre o risco de passar frio ou derreter de calor.

Além disso, nele estão as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul — Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata.

Também é abrigo de fauna e flora muito ricas e diversificadas. São quase 12 mil espécies de plantas, 1200 de peixes, 837 de aves, 199 de mamíferos, 180 de répteis e 150 de anfíbios. Outra característica marcante do bioma é o fato de ser refúgio de 35% das abelhas, 23% dos cupins e 13% das borboletas dos trópicos do planeta.

Destinos no Cerrado muito procurados pelos turistas

Agora que você conhece o Cerrado e suas características mais marcantes, vamos te mostrar os principais destinos que os turistas visitam nesse gigantesco bioma brasileiro. Eles estão divididos nas categorias Riquezas Naturais e Destinos Históricos. Confira!

Riquezas Naturais

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Essa é uma das riquezas naturais mais conhecida pelos brasileiros. Fica no estado de Goiás e tem uma área de mais de 650 mil metros quadrados. No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, você encontra inúmeras trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, cânions e ainda aprecia a diversidade natural com animais e plantas típicas desse ecossistema.

Bonito

Município localizado no Mato Grosso do Sul com uma riqueza natural ímpar, que faz jus ao nome. Em Bonito, você encontra um roteiro de ecoturismo com grutas esplêndidas, cachoeiras, piscinas naturais e ainda pode fazer mergulhos inesquecíveis nas águas cristalinas junto com os peixes e outros animais aquáticos.

Parque Estadual do Jalapão

Se você busca uma experiência impressionante, que trará lembranças únicas por toda a vida, seu destino é o Jalapão, localizado no Tocantins. Além das dunas alaranjadas, chapadões e serras maravilhosas, você encontrará cachoeiras belíssimas, rios, lagos e piscinas naturais com água num tom de azul único e característico do lugar.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Esse é um parque cercado pela vegetação do cerrado goiano. Além das cachoeiras, das trilhas e da diversidade natural nativa da região, você pode se deliciar nas piscinas naturais com água quentinha, as famosas águas termais de Caldas Novas.

Na região da serra de Caldas Novas, encontra-se a maior bacia hidrotermal do planeta. Por isso, a cidade abriga resorts incríveis com fontes naturais de água quente. O mais conhecido deles é o Rio Quente Parques & Resorts, que conta com a praia do cerrado.

Destinos Históricos

Diamantina

Se você busca uma viagem que une natureza única do Cerrado e construções históricas, vai encontrar o que procura na cidade mineira de Diamantina. Além de poder conhecer a Serra do Espinhaço, você pode apreciar construções coloniais, como a Casa de Chica da Silva, situada na Praça Lobo de Mesquita.

Brasília

As pessoas que gostariam de conhecer monumentos grandiosos no Cerrado os encontrarão em Brasília. A capital do Distrito Federal conta com construções únicas de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, dois arquitetos conhecidos mundialmente e importantíssimos para a história da arquitetura brasileira.

Os monumentos e a disposição planejada da cidade são tão exuberantes que Brasília é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.

Depois de todas essas dicas, ficou muito mais fácil escolher o seu próximo destino de viagem, certo? Prepare sua mala e aproveite as belezas naturais que você encontrará pelo caminho.

+ Acessados

Veja Também