Cerimônia de plantio de mudas inicia o Congresso Mundial da Iufro 2019

Plantio destacou a importância de o evento ocorrer em Curitiba, capital da araucária Divulgação/SFB

Cerimônia de plantio de mudas inicia o Congresso Mundial da Iufro 2019

O XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal 2019 (Iufro, da sigla em inglês) começou nesse domingo (29) com a cerimônia de plantio de árvores, no Jardim Botânico de Curitiba (PR). Faz parte da tradição abrir todas as edições com o plantio de mudas de espécie típicas da região onde ocorre o evento.

O presidente da Iufro, Mike Wingfield, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, e o chefe da Embrapa Florestas, Edson Iede; o presidente e a vice-presidente do Comitê Organizador da Iufro 2019, respectivamente, Joberto Veloso e Yeda de Oliveira; a vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz; e o professor da UFPR, Flávio Zanetti, abriram os trabalhos desta edição com plantação de mudas de araucária do tipo Araucana e Augustifolia. A araucária é uma espécie arbórea com na região sul do país.

O presidente da Iufro, Mike Wingfield, destacou a importância da realização do primeiro Congresso na América do Sul. “Conduzir o Congresso aqui permite a participação de centenas de pesquisadores sul americanos, muitos dos quais não têm esta oportunidade em razão das distâncias. Eles poderão se engajar e trocar experiências e este será o que considero o maior impacto deste evento para o futuro. Não somos militantes, mas pesquisadores, e podemos, à luz da ciência, mostrar ao mundo como fazer frente à destruição massiva das florestas que assistimos hoje em dia”, disse.

Wingfield ressaltou ainda o fato de o Congresso ter início com o plantio de Araucárias. “Este é realmente o início do Congresso e que ótima maneira de começar um encontro focado em florestas e em pesquisa florestal. Embora seja uma tradição o Congresso da Iufro iniciar com plantio de árvores, este caso é muito especial porque esta incrível árvore é tida como “jurássica” e isto dá muito significado ao nosso ato”, finalizou.

Para Valdir Colatto, a iniciativa destacou a importância de o evento acontecer em Curitiba, por ser a capital da araucária, e com o plantio de mudas dessa espécie é possível reforçar o trabalho de reconstrução da mata de araucária no Brasil, com a possibilidade de fazer o manejo. “O Congresso Mundial da Iufro 2019, que inicia hoje e termina no próximo dia 5, transforma Curitiba na capital mundial do estudo, da pesquisa e dos assuntos da floresta e, com certeza, sairão daqui muitas luzes para que a gente possa trabalhar, administrar e saber exatamente como fazer o desenvolvimento sustentável, cuidando da floresta mas também cuidando da questão econômica e social”, concluiu.

Joberto Veloso afirmou que a escolha de Curitiba se deu por ser uma bela cidade e, também, por estar próxima a uma grande variedade de florestas, plantadas e naturais. “As árvores que plantamos hoje estarão aqui por muitos e muitos anos. Não se trata apenas de um registro da Iufro – que é louvável – mas também símbolo da importância que este congresso tem no longo prazo, pelos seus resultados e pelo incentivo a todos os participantes a construírem um futuro para a sociedade, para a economia e para o planeta”, completou.

Programação

O primeiro dia do Iufro teve ainda a recepção de boas-vindas aos congressistas e a abertura da área de exposição do Congresso. Nessa área, haverá em torno de 150 estandes, incluindo o Espaço Brasil, onde o Serviço Florestal Brasileiro estará presente com a apresentação de vídeos e materiais de impressos sobre os principais programas que gerencia, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), as Concessões Florestais e Monitoramento, o Inventário Florestal Nacional, o Laboratório de Pesquisas Florestais, o Portal Saberes da Floresta, dentre outros. O Serviço Florestal também terá participação efetiva nas mesas técnicas, side events e mini talks, que acontecerão no Congresso.

A abertura oficial do XXV Congresso Mundial da IUFRO 2019 ocorre nesta segunda (30).

Side Events

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, apresentará ainda nesta segunda, às 12h, uma palestra durante o side event  “Parcerias interinstitucionais para o alcance da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, Eduardo Sampaio; o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Árvores, José Carlos da Fonseca Júnior; e a integrante do secretariado do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF, da sigla em inglês) também participam do debate.

A diretora de Cadastro e Fomento Florestal, Jaine Cubas, apresentará também às 12:00, de amanhã, o Side Event sobre o Código Florestal Brasileiro, que será aberto por Valdir Colatto e pelo primeiro secretário de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha no Brasil, Simon Triebel.

Às 14h, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, se reunirá com a chefe do Serviço Florestal dos Estados Unidos, Vicky Christiansen, para tratarem de assuntos e acordos de cooperação entre os dois países.

Os debates ocorrerão todos os dias, exceto na quinta-feira, quando os participantes do congresso farão visitas técnicas a áreas de interesse florestal, próximas a Curitiba. Nesta edição, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; Florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

Até o momento, o Iufro tem cerca de 3 mil inscritos, 1,7 mil apresentações técnicas, 900 pôsteres, 30 expositores, 51 reuniões administrativas da Iufro e 28 eventos paralelos. O congresso é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pela Embrapa.

Com informações do Serviço Florestal Brasileiro 

+ Acessados

Veja Também