Cerca de 20 mil civis fogem cidade síria controlada pelo EI

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Cerca de 20 mil civis fogem cidade síria controlada pelo EI

Cerca de 20 mil civis fugiram nas últimas semanas da cidade síria de Manbij, no nordeste da província setentrional de Aleppo e controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), disse à Agência Efe uma fonte opositora.

O porta-voz do rebelde Conselho Militar de Manbij e sua periferia, Shervan Derwish, explicou que, segundo suas estimativas, ainda estão entre 30 mil e 40 mil civis na cidade, alvo de uma ofensiva do Conselho e das Forças da Síria Democrática (FSD), uma coalizão armada curdo-árabe que conta com o apoio dos EUA.

"Não sabemos o número exato de cidadãos que permanecem em Manbij, porque o EI cortou as comunicações", indicou Derwish.

Enquanto isso, continuam os combates no interior da população. "A situação é boa, estamos avançando desde o sul e o oeste", apontou.
Os confrontos prosseguem em Manbij, apesar da trégua de 72 horas iniciada quarta-feira pelo governo de Damasco e da oposição pelo fim do mês de jejum muçulmano do Ramadã.

Derwish afirmou que a cessação das hostilidades não afeta as zonas controladas pelo EI, já que "é uma parte com a qual não se pode acordar uma trégua".

O Conselho Militar de Manbij e sua periferia é integrado por combatentes locais e pertence ao Exército Livre Sírio (ELS).

O conselho e as FSD começaram em 31 de maio uma ofensiva para recuperar o domínio de Manbij, uma das fortificações do EI em Aleppo, junto à cidade de Al Bab, situada cerca de 20 quilômetros.

Com apoio dos EUA, coalizão curdo-árabe faz ofensiva contra a cidade (Foto: Rodi Said/Reuters)

+ Acessados

Veja Também