Centro Pop atende cerca de 100 pessoas em situação de rua por mês em Rondonópolis

Centro Pop atende cerca de 100 pessoas em situação de rua por mês em Rondonópolis
Matusalem Teixeira

Centro Pop atende cerca de 100 pessoas em situação de rua por mês em Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis trabalha para o desenvolvimento geral do município e principalmente pela melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Neste contexto, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que não tem um local fixo para morar e se instalam nas ruas têm recebido o cuidado e a assistência social por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP.

Por mês cerca de 100 pessoas estão recebendo o atendimento no local e também nas ruas.

Somente no primeiro trimestre desse ano, os números da Secretaria de Promoção e Assistência Social do município apontam que foram atendidas 299 pessoas classificadas em situação de rua.

A maioria das pessoas que recebeu algum tipo de serviço do Centro Pop nesse período era migrante.

Para diminuir esse número, o município tem realizado um verdadeiro pente fino para identificar as pessoas que têm condições de voltar para a cidade de onde veio, conforme explicou a coordenadora Cristiane dos Santos Ponce.

Por meio do Centro Pop essas pessoas também podem se deslocar para outra localidade, desde que comprovado o acolhimento e acompanhamento de algum parente próximo.

Outra grande problemática que ocupa o segundo lugar no ranking de atendimentos são usuários de crack e outras drogas ilícitas.

Somente no primeiro trimestre desse ano passaram pela unidade 108 dependentes que receberam diversos tipos de serviços, como o kit de higiene. Todos os meses são entregues cerca de 90 kits.

O Centro Pop dispõe de banheiros com chuveiros onde as pessoas podem fazer a higiene pessoal com o kit que é composto por sabonete, barbeador descartável, creme dental, escova de dente, shampoo, desodorante, pente e, inclusive, preservativos.

Com o apoio de salões de beleza, os usuários do Centro Pop também ganharam corte de cabelo. Além disso, outro benefício oferecido por meio do Centro são os chinelos, sendo que no mês de março foram entregues 90 pares.

+ Acessados

Veja Também