Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaciara recebe cerca de 35 toneladas de recicláveis por mês

Picture of Ascom Jaciara

Ascom Jaciara

Foto: Vitor Raul/Ascom Jaciara

Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaciara recebe cerca de 35 toneladas de recicláveis por mês

Jaciara é o primeiro município do Vale do São Lourenço a ter uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos

Compartilhe:

Os resíduos sólidos são gerados por diversos setores, como residências, comércios, indústrias e serviços de saúde, cada um com seus tipos específicos de resíduos. Essa variedade de fontes e materiais apresenta desafios significativos. Problemas ambientais como poluição do solo, da água e do ar surgem da disposição inadequada desses resíduos, além dos impactos na vida selvagem. A contaminação química e a emissão de gases de efeito estufa contribuem para as mudanças climáticas. A má gestão dos resíduos também compromete a saúde pública, aumentando os riscos de doenças e infestações. Portanto, é crucial adotar práticas sustentáveis de redução, reutilização, reciclagem e descarte adequado para minimizar esses problemas.

Nesse sentido, Jaciara saiu na frente e é o primeiro município do Vale do São Lourenço a ter uma Central de Triagem de Resíduos Sólidos.

A obra da Central de Triagem foi entregue em abril de 2023, mas as operações no local iniciaram de fato em novembro do ano passado, por conta de problemas relacionados à linha e transmissão de energia, que inviabilizavam o funcionamento adequado das máquinas e equipamentos.

A central de triagem de resíduos desempenha um papel crucial na gestão adequada dos resíduos sólidos. Nessa instalação, os resíduos são recebidos e separados de acordo com sua composição e potencial de reciclabilidade. Para a realização desse trabalho, a Prefeitura de Jaciara conta com a parceria de uma cooperativa de reciclagem, a Cooperviva.

Por mês são recebidos, em média, de 25 a 35 toneladas de recicláveis na Central de Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaciara. O local, inclusive, está operando hoje em sua capacidade máxima. Isso se deve  ao baixo valor pago pelo quilo do material reciclável.

A situação é preocupante, pois a reciclagem – além de sua função social – é uma das principais formas de preservar o meio ambiente e combater o desperdício de recursos naturais. Se o preço dos materiais recicláveis continuar a cair, isso pode prejudicar seriamente a cadeia da reciclagem e impedir a concretização das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), bem como dos incentivos para a reciclagem.

O Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Satallone V. Moura destacou que, além do compromisso com o meio ambiente e questões ambientais, o trabalho de reciclagem também interfere na economia do município, uma vez que Jaciara paga por tonelada de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário de Rondonópolis.

Stallone salientou ainda que a Central de Triagens serve também como ponto de recebimento para os resíduos sólidos provenientes de empresas e indústrias.

“Muitas empresas antigamente não tinham nenhum acesso a uma parceria dessas do município, do executivo, para que eles pudessem destinar o seu material. Lembrando que o município, em sua Lei Municipal, é responsável somente pelo recolhimento do lixo doméstico. O direcionamento dos resíduos oriundos de empresas são de responsabilidade das mesmas. Então o município fez uma parceria para facilitar para o empresariado, para que houvesse um setor onde eles pudessem destinar seus resíduos sólidos”, explicou Stallone.

Outro ponto importante que merece ser destacado é o trabalho de conscientização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem, realizado junto às escolas do município.

“Com esse trabalho de conscientização, os próprios alunos adquirem conhecimento sobre esse setor e difundem essa informação em suas casas e ensinam suas famílias da importância da separação desses materiais, para que sejam melhor aproveitados pela cooperativa”, frisou o secretário Stallone.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp