CEI da Santa Casa tem hoje depoimento de “minerva”

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

CEI da Santa Casa tem hoje depoimento de “minerva”

Compartilhe:

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga a situação financeira da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, realiza nesta terça-feira (29) a oitiva do presidente do Conselho de Administração do hospital, Jacques Paul Gervais Polet. O depoimento está marcado para as 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo canal do Poder Legislativo no YouTube.

Polet será o terceiro a depor à comissão e terá um papel fundamental, já que seu testemunho poderá atuar como contraponto às declarações prestadas pela ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita Franco, e pelo ex-advogado da instituição, Leonardo Rezende, ouvidos anteriormente. Os dois primeiros depoimentos apresentaram versões divergentes sobre diversos pontos da gestão da unidade hospitalar, o que amplia a expectativa em torno da fala de Jacques Polet, que poderá esclarecer contradições e trazer novos elementos para a apuração.

Paralelamente às oitivas, a CEI decidiu realizar uma auditoria nos balancetes financeiros da Santa Casa referentes aos últimos oito anos (período de 2018 a 2025). O objetivo, segundo o presidente da comissão, vereador Ibrahim Zaher (MDB), é compreender com mais profundidade os fatores que levaram a instituição à atual situação de grave crise financeira.

“É cedo para uma decisão conclusiva. São muitos contratos e vamos fazer uma auditoria independente dos últimos oito anos”, destacou Ibrahim Zaher em entrevista. De acordo com o parlamentar, a comissão já identificou problemas relevantes que afetam o equilíbrio das contas da Santa Casa, entre eles contratos com valores elevados e questões relacionadas à pactuação com a rede pública de saúde, cuja tabela de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) é considerada defasada e não cobre o custo real dos procedimentos realizados.

Deixe um comentário

Veja Também