Caravana da Transformação já fez mais de 2,2 mil consultas

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

A primeira edição da Caravana da Transformação atingiu nesta quinta-feira (14.07) a marca de 2,2 mil consultas oftalmológicas. No primeiro dia de uso do centro cirúrgico móvel, foram realizadas 268 cirurgias. A ação acontece no Parque de Exposições Renê Barbour, em Barra do Bugres e segue até a próxima terça-feira (19.07).

O movimento no local começou logo cedo, às 6h. Desde esse horário os portões foram abertos e houve o início dos atendimentos. Por conta do grande número de pessoas que procuraram a Caravana da Transformação, os trabalho só foram encerrados às 18h30. No total, 398 casos de catarata foram diagnosticados e 49 de pterígio.

Responsável pela organização da iniciativa, o secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira Silva, destaca que a Caravana da Transformação já é um sucesso, mesmo estando ainda no terceiro dia, dos sete de atendimento.

"A Caravana da Transformação é um sucesso. Já fizemos mais de 2 mil atendimentos. Neste terceiro dia, o público compareceu em grande número. Estamos seguindo o cronograma que havíamos fixado e estamos felizes com a vinda e participação da população", afirmou o secretário.

Segundo Arlindo, a expectativa da organização é que o público aumente ainda mais neste final de semana. "Temos alguns municípios grandes que ainda não compareceram, um exemplo é Tangará da Serra, estamos superando algumas dificuldades para que todos os municípios possam participar", destacou o secretário.

Arlindo avalia que com a participação dos grandes municípios vizinhos a primeira edição da Caravana da Transformação deve superar os resultados previstos inicialmente.

Ao todo, foram feitos 2.253 consultas, 276 cirurgias e 8.920 procedimentos, que são os exames na visão. Para esta sexta-feira (15.07) são esperadas mais 800 pessoas para consulta e outras 300 para cirurgias.

Áreas de atuação

Lançada pelo governador Pedro Taques no dia 30 de junho, a Caravana da Transformação, além dos atendimentos médicos, terá os “Dias D” (16 e 17 julho), datas em que uma série de serviços serão oferecidos à população.

Serviços

O Governo irá disponibilizar: cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Oficinas

Serão oferecidas ainda oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidentes domésticos, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realizará serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool.