Candidatos já podem solicitar atendimento especializado e uso de nome social

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Candidatos já podem solicitar atendimento especializado e uso de nome social

Estudantes que precisam de atendimento especializado ou que querem ser identificados pelo nome social durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem informar aoInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o próximo dia 8.

O uso do nome social por transexuais ou travestis deve ser solicitado exclusivamente naPágina do Participantedo Enem.O candidato deve enviar formulário específico pelo sistema, acompanhado de foto e documento de identificação.No dia do exame, eles deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo que consta no documento de identidade.

Desde 2014, o Enem recebe o cadastro para o uso do nome social. O número de inscrições subiu de 102, na edição de 2014, para 278 na edição de 2015. Os participantes travestis e transgêneros também têm garantido o direito de usar o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Atendimento especializado

Os candidatos que precisarem de atendimento especializado (com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva e intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou outras condições especiais) também devem acessar aplataforma do Inep e enviar o documento que comprova sua condição.

É preciso apresentar o diagnóstico com a descrição do que motiva o pedido de atendimento especial e a assinatura de um médico ou profissional especializado, com seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina).

Entre as adaptações que podem ser solicitadas estão: prova em braile ou com letra ampliada (fonte 18, com imagens maiores) ou superampliada (fonte 24, com imagens maiores), tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), guia-intérprete para pessoas com surdocegueira, auxílio para leitura (inclusive a labial) e transcrição, sala acessível e tempo extra de uma hora em cada dia da prova.

Enem 2016

As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

A plataformaHora do Enemdisponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O estudante faz um cadastro no qual indica o curso que pretende fazer. Ositetambém permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil videoaulas.

+ Acessados

Veja Também