Candidata a deputada, Marildes diz que saúde precisa de um olhar mais humano e investimento na prevenção

Redação PH

Redação PH

Candidata a deputada, Marildes diz que saúde precisa de um olhar mais humano e investimento na prevenção
Foto: Wagner Montanari

Candidata a deputada, Marildes diz que saúde precisa de um olhar mais humano e investimento na prevenção

Em entrevista a equipe do Primeira Hora, a candidata a deputada federal Marildes Ferreira (PSB), contou um pouco de suas propostas e da experiência na saúde e educação que ela pode levar a Brasília.

Marildes foi por alguns anos secretária Municipal de Saúde de Rondonópolis, e de acordo com ela, muitos dos problemas na saúde poderiam ser resolvidos com um olhar mais humano e investimento na prevenção.

“Saúde não é gasto, mas sim investimento. Tem que estar próximo das pessoas. Secretário deve ir para os bairros nas cidades, conhecer a realidade de cada localidade. Não é o micro que vem para o macro, mas o macro que chega até o micro. Na minha gestão de saúde, nos fomos muito elogiados, pois eu tive a comunidade como a grande aliada, formei presidentes de conselhos de saúde local , cada PSF tinha o seu conselho e eles me diziam como estavam os atendimentos  e quais eram as demandas. Ninguém consegue fazer saúde a distância, penso que a saúde preventiva é o melhor caminho. Não tem porque esperar o cidadão ficar doente para depois tratá-lo”, explica.

Sobre a campanha, Marildes conta que como seu nome é leve, ela tem sido bem aceita e recepcionada pela população.

Ela acredita que a campanha do olho no olho ainda é importante, pois leva confiança as pessoas, mas destaca que as redes sociais também são uma grande ferramenta, devido ao seu grande alcance.

“Não tenho vícios políticos. As pessoas lembram de mim como secretária de saúde, professora da Universidade e essa confiança que passo em nossas visitas.  A resistência da população com os políticos é muito grande, mas quando chegamos e nos apresentamos no olho no olho, e mostramos nosso projeto as pessoas desarmam”.

Marildes confia na sua experiência para realizar projetos e captar recursos, mas não somente para a educação e saúde. Ela acredita que o cidadão para ter dignidade necessita de um conjunto de melhorias, como moradia, emprego e infraestrutura.

“Meu foco é em Rondonópolis, que é minha cidade. Quero ser deputada federal de Mato Grosso,mas quero ser a deputada de Rondonópolis. Vou buscar um SUS de qualidade e acredito que ele precisa ser melhor direcionado. Quero ajudar os municípios a resgatar os recursos, que muitas vezes não chegam até a comunidade. Pretendo trabalhar uma educação onde o professor tenha um direcionamento de capacitação. Sou professora com muito orgulho e tive a oportunidade de fazer um mestrado em Universidade pública, mas nem todos tem essa chance, e o mercado de trabalho cobra isso. Como vamos ensinar com qualidade se não recebemos as informações com qualidade”.

“Minha bandeira de luta será da necessidade, da mulher, eu já passei por tanta dificuldade na minha vida, conheço bem o papel da mulher e quero levar essa discussão das necessidades das mulheres até Brasília. Não quero ser uma deputada para discutir assuntos de `caixinha´, caso eleita, vou sentar com o prefeito e saber quais as necessidades do município e destinar as emendas para estes setores, mas fiscalizando e observando se realmente esses recursos estão chegando para o cidadão”, concluiu a candidata.

+ Acessados

Veja Também