Caminhoneiros fecham BR e impedem tráfego de veículos na BR-163

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Caminhoneiros fecham BR e impedem tráfego de veículos na BR-163

Pelo 2º dia, os caminhoneiros interditaram três trechos da BR-163, em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso, municípios localizados na região norte de Mato Grosso, nesta quinta-feira (19). Os manifestantes estão impedindo o tráfego de veículos pesados por esses trechos. De acordo com a concessionária Rota do Oeste, responsável pela gestão dessa rodovia, está sendo permitida a passagem de veículos de passeio.

Desde essa quarta-feira (18), os motoristas protestam contra medidas, que, segundo eles, têm causado prejuízos financeiros ao setor de transporte de carga. Segundo o segmento, o preço do combustível subiu e o valor do frete reduziu cerca de 25% neste ano em relação ao ano passado.

Por conta disso, uma das reivindicações da categoria, de acordo com a Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, cobra a redução da alíquota de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel, de 17% para 12%. Eles também reclamam da cobrança de ICMS com base em uma tabela fixada pelo governo do estado acerca do valor do frete e que o estado deveria proibir fretes abaixo desse valor da tabela.

Já em relação ao pedido de proibição de pagamento de fretes abaixo da lista de preços mínimos, a secretaria informou que não pode interferir na lei de mercado e pondera que o governo do estado já contribui com o setor, publicando uma lista com valores referenciais.

+ Acessados

Veja Também