Califórnia detalha acidentes com carros que dispensam motorista

Redação PH

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Califórnia detalha acidentes com carros que dispensam motorista

Autoridades da Califórnia divulgaram na última quinta-feira (18) detalhes de 6 acidentes envolvendo carros autônomos –que dispensam motorista — ocorridos no estado desde setembro do ano passado. Foi nessa data que o departamento de trânsito local (DTM) liberou oficialmente os testes de veículos sem motorista em vias públicas.
Segundo a agência de notícias Associated Press, as 6 ocorrências foram sem gravidade e não houve feridos. Todos os acidentes foram causados por outros carros "comuns", com motoristas.
Na maioria das vezes, os veículos autônomos atingidos estavam utilizando esse modo de condução. Em pelo menos um deles, um piloto que estava no carro e supervisionava o sistema conseguiu evitar maiores danos. A Califórnia obriga que, nos testes com veículos autônomos, haja uma pessoa no carro, para assumir o controle em caso de necessidade.
5 carros do Google
Dos 6 acidentes, 5 foram com SUVs da marca Lexus de propriedade do Google, que, segundo a AP, é quem mais acumula quilômetros rodados com veículos autônomos. Em 4 casos, esses utilitários estavam no sistema autônomo.
No quinto acidente, o SUV freiou automaticamente, quando percebeu que um Audi S6 havia cruzado um sinal vermelho e poderia atingi-lo na traseira. O funcionário que estava supervisionando o teste tomou o controle ainda antes da colisão.
O sexto acidente foi com um Audi da Delphi, fabricante de componentes para carros. Ele foi atingido quando aguardava para atravessar um cruzamento.
Informações retidas
A AP revelou, em maio, a ocorrência de 4 acidentes com carros autônomos na Califórnia, sendo 3 com o Google e o 1 da Delphi. Depois disso, Chris Urmson, líder desse projeto na empresa de tecnologia postou na internet que os carros do Google haviam se envolvido em outros 8 acidentes entre 2010 e julho de 2014.
Uma porta-voz do departamento de trânsito disse à agência de notícias que o DTM não estava a par desses acidentes até abril passado, quando falou com o Google.
Na Califórnia, os motoristas são obrigados a reportar ao departamento qualquer acidente que resulte em danos acima de US$ 750.
O Google afirmou que não tem como calcular os prejuízos daqueles 8 acidentes porque os reparos foram feitos na empresa. E também não informou as datas nem os locais dessas ocorrências, o que impede que o DTM informe se elas foram reportadas.
AP insistiu que o DTM liberasse informações sobre os acidentes. Até então, o órgão se negava a fornecer dados, mantendo os relatórios de forma confidencial. Na quinta, o departamento voltou atrás, permitindo a divulgação desde que informações pessoais, como os nomes das pessoas envolvidas nos acidentes, fosse preservado. As empresas, então, liberaram os relatos.

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