Brasil vence a dona da casa e conquista ouro no vôlei nos Jogos Mundiais Militares

Foto: Ministério da Defesa

Brasil vence a dona da casa e conquista ouro no vôlei nos Jogos Mundiais Militares

Com o Ginásio lotado, a equipe de vôlei feminina do Time Militar Brasil venceu nesta terça-feira (22) a China, a dona da casa, e garantiu o tricampeonato nos Jogos Mundiais Militares (JMM).

Numa partida acirrada, decidida por 3 sets a 1, as militares atletas brasileiras jogaram duro e superaram as favoritas da competição. Somente no último set, o Brasil abriu uma margem de vantagem maior e chegou ao final com mais tranquilidade.

A líbero da seleção militar, Sargento Welissa, conhecida como Sassá, não escondia a alegria da vitória: “O Brasil veio com uma equipe forte e engasgada da derrota no mundial do ano passado. Este ano, focamos na China, estudamos bastante a sua equipe. Representar o Brasil mais uma vez é muito emocionante, porque passa um filme na cabeça de toda a minha trajetória na seleção. E estar vivendo isso aqui, nesta festa do desporto militar, é um orgulho muito grande”, declarou. Sassá brincou ao dizer que jogar em terras chinesas traz sorte para ela. Ela tornou-se campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008.

Ciclismo

A equipe de ciclismo do Time Brasil Militar encerrou sua participação nos 7º Jogos Mundiais Militares (7ºJMM) em 5º lugar, na categoria feminina por equipe, e em 6ª colocação no masculino por equipe.

A última prova ocorreu na terça-feira (21), corrida de estrada por equipe, na Zona de Turismo Ecológico de East Lake. As sargentos Paparella, Lionço, Polegatch e Wellyda e os sargentos Andriato, Prado, Gohr, Egidio e Finkler formaram o time, sendo todos militares atletas da Força Aérea Brasileira.

Na última edição dos jogos, na Coreia, o ciclismo brasileiro fez a sua estreia e conquistou cinco medalhas. Segundo a chefe da equipe, Tenente Gavinho, o nível dos Jogos Mundiais Militares aumentou muito nesses quatro anos, trazendo grande parte da elite do ciclismo mundial para a competição. “A seleção estava muito bem preparada, mais experiente do que nos 6ºJMM, porém o nível da competição estava altíssimo. Mas o resultado foi muito bom!”, completou.

Dos 345 atletas que compõem a delegação brasileira, 177 (51,3%) são beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Além dele, as equipes em Wuhan são auxiliadas com outras parcerias do Governo Federal:

No quadro de medalhas dos 7º JMM, o Brasil está na terceira posição, com 10 de ouro e 41 no total. A China lidera com 54 ouros, seguida pela Rússia, com 27.

Fonte: Ministério da Defesa

+ Acessados

Veja Também