Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo

Foto: unsplash.com.

Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo

O Brasil não tem nenhuma universidade no ranking das 200 melhores do mundo, segundo a Revista Times Higher Education (THE), que divulgou no início de setembro a classificação anual com as mais conceituadas instituições de ensino superior. No país, a mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que ficou entre a 201ª e a 251ª posição no ranking. A Universidade de Oxford, na Inglaterra, manteve o primeiro lugar mundial.

Segundo informações do site da CNN Brasil, a USP melhorou em relação ao ano passado, assim como a Universidade de Campinas (Unicamp), que agora está entre a 401ª e a 500ª posição. Ambas as universidades são as melhores ranqueadas da América Latina, ultrapassando a Pontifícia Universidade Javeriana, na Colômbia, e as Universidades de Desarrollo e Diego Portales, ambas situadas no Chile. Em 2019, a USP estava avaliada entre as 251 a 300 melhores e a Unicamp estava entre as 501 e 600 melhores.

A Times Higher Education utiliza alguns critérios para definir o ranking das melhores universidades: qualidade do ensino, que leva em conta o ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional, volumes de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos, troca de conhecimento com outras instituições e o percentual de alunos e professores estrangeiros (projeção internacional).

Ainda no Brasil, três outras instituições entraram na lista: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conforme informações da CNN, todas elas estão entre a 601ª e a 800ª posições na lista da Times Higher Education.

Já o QS World University Ranking 2021, classificou a USP como a 115º melhor universidade do mundo. Com isso, a universidade brasileira alcançou a maior avaliação dos últimos 17 anos.

Segundo informações do GUIA55, uma característica do Brasil é ofertar atualmente mais vagas na modalidade a distância (7,1 milhões) do que em cursos presenciais (6,3 milhões). Essa modalidade de ensino já vinha ganhando adeptos no país, mas ganhou fôlego com a pandemia.

Melhores no ranking mundial

Os títulos de 10 melhores universidades do mundo pela Times seguem sendo liderados por instituições do Reino Unido e dos Estados Unidos. Além de Oxford, as mais bem avaliadas são, respectivamente: Universidade de Stanford (Estados Unidos), Universidade de Harvard (Estados Unidos), Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos), Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade da Califórnia (Estados Unidos), Universidade de Yale (Estados Unidos), Universidade de Princeton (Estados Unidos) e Universidade de Chicago (Estados Unidos).

A Revista também frisou em seu relatório o avanço das universidades asiáticas, principalmente as chinesas, destacando ainda que algumas delas já ultrapassaram centros de pesquisa americanos em algumas áreas de estudo, conforme publicado pela CNN. A Universidade Tsinghua subiu três posições em 2020 e está agora em 20ª no ranking. A China dobrou o número de instituições no top 100, de três para seis.

+ Acessados

Veja Também