Botelho cobra empenho para apreciação dos vetos na ALMT

Picture of Redação PH

Redação PH

botelho cobra empenho para apreciação dos vetos na almt

Botelho cobra empenho para apreciação dos vetos na ALMT

Compartilhe:

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (PSB), cobrou na terça-feira (06), durante sessão plenária vespertina, o empenho dos deputados em apreciar os vetos em tramitação no Legislativo Estadual. “Temos 36 vetos dentro da Casa e precisamos dar celeridade nisso, porque é um problema que trava a pauta de votação”, afirmou.

Desde o ano passado, o presidente da AL vem advertindo os deputados para a necessidade de os vetos serem votados. O veto é a discordância do governador com determinado projeto de lei aprovado pela Assembleia. A Constituição determina que ele seja apreciado pelos parlamentares em sessão conjunta, sendo necessária a maioria absoluta dos votos de deputados para a sua rejeição.

O veto não apreciado, após 30 dias do seu recebimento, é incluído automaticamente na pauta, sobrestando as demais deliberações até que seja ultimada sua votação. Botelho afirmou que, se necessário, pode até convocar uma sessão extraordinária para a apreciação e votação dos débitos.

Ele fez uma cobrança direta ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT, deputado Pedro Satélite (PSD), para que delibere sobre os vetos o mais rápido possível. Somente depois de apreciados pela CCJR os vetos seguem para votação em plenário.

“Vossa excelência já havia falado sobre isso. Agora fez oficialmente. A partir de amanhã (quarta-feira), vou dedicar empenho para reunir a comissão e deliberar sobre os vetos”, garantiu Satélite.

O presidente da ALMT também pediu empenho dos nobres pares para a formação completa das comissões da Casa de Leis. São 13 comissões permanentes no Parlamento. Semana passada, os deputados definiram a composição de três blocos parlamentares que vão atuar no último ano da 18ª legislatura. A divisão dos blocos é o principal requisito para a formatação das comissões permanentes.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também