Bombeiros de MT arrecadam até hoje água para vítimas de tragédia em MG

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

O Corpo de Bombeiros em Mato Grosso arrecada até este domingo (22), as doações da campanha de água potável para os moradores de Governador Valadares (SP), município atingido pela lama proveniente do rompimento das barragens na região de Mariana (MG), no dia 5 deste mês. Todas as 18 unidades dos bombeiros do estado estão recebendo as doações, porém poucos galões foram arrecadados até agora.

Os voluntários do Rotary estão encarregados da entrega das doações. Um caminhão será usado no transporte.

A tragédia deixou 11 mortos e 15 desaparecidos, entre trabalhadores da Samarco e moradores da região. Várias pessoas ficaram desabrigadas e sofrem com a poluição da água do leito do rio Doce.

As barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas.

A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.