Bolsa Atleta beneficia 44 dos 171 esportistas já garantidos em Tóquio 2020

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Flávia Saraiva é beneficiada pelo Bolsa Atleta desde 2013 - Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Bolsa Atleta beneficia 44 dos 171 esportistas já garantidos em Tóquio 2020

Compartilhe:

O Brasil já tem 171 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Desses esportistas, 44 são beneficiados pelo Bolsa Atleta. O programa, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, investe, anualmente, R$ 5 milhões nos esportistas beneficiados pelo Bolsa Pódio.

Entre os atletas que já garantiram o passaporte para o Japão, seja por índice ou por classificação direta, 34 integram, individualmente, a categoria Pódio, a mais alta do programa. Além disso, há três nomes na categoria Olímpica, dois na Internacional e um na Nacional.

“A Bolsa Pódio é fundamental para nós, porque nos ajuda a tornarmos os nossos sonhos realidade. Esse apoio ajuda com as despesas e a chegar muito melhor aos nossos objetivos”, afirma a ginasta Flávia Saraiva, beneficiada pelo Bolsa Atleta desde 2013.

No último mês de fevereiro, o Brasil ampliou o quadro de vagas garantidas. A seleção masculina de futebol terminou em segundo lugar no Torneio Pré-Olímpico, na Colômbia, e vai defender o título inédito alcançado nos Jogos Rio 2016. Na vela, Robert Scheidt, Gabriel Borges/Marco Grael e Kahena Kunze/Martine Grael confirmaram os nomes durante os Mundiais das classes, na Austrália.

Jogos Paralímpicos

Entre os atletas paralímpicos, o Brasil já garantiu 119 vagas até o momento. Desses, 26 são beneficiários do Bolsa Atleta e vão disputar nas modalidades: atletismo, hipismo, natação, taekwondo, tênis de mesa e tiro esportivo. São 24 atendidos pela categoria Pódio (92,3%) e dois pela Paralímpica.

A expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é que a delegação nacional tenha cerca de 230 atletas e que mantenha o país entre os dez primeiros no quadro geral de medalhas. No Rio 2016, o Brasil terminou em oitavo lugar, com 72 medalhas: 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze.

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta foi criado em 2005 e já concedeu mais de 69,5 mil bolsas, para 27 mil atletas, superando R$ 1,2 bilhão de investimento. A última edição do programa, em dezembro do ano passado, contemplou 6.248 atletas.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil, apenas o ouro do futebol masculino não contava com bolsistas. Já nos Jogos Paralímpicos, todas as 72 medalhas foram conquistadas por beneficiados do programa.

 

Com informações da Rede Nacional do Esporte

Deixe um comentário

Veja Também