Bill Clinton prega união ao defender Hillary: ‘Nos fará mais fortes juntos’

Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Bill Clinton prega união ao defender Hillary: ‘Nos fará mais fortes juntos’

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, enviou nesta terça-feira (26) uma mensagem a latinos e muçulmanos, alvos frequentes dos ataques do candidato republicano, Donald Trump, para que ajudem a candidata democrata – e sua mulher -, Hillary Clinton, a ganhar a corrida para a Casa Branca nas eleições de novembro.

"Hillary nos fará mais fortes juntos", disse o ex-presidente em seu discurso na convenção nacional do Partido Democrata, realizada na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. A última parte do discurso de Clinton foi um tratado a favor da integração, em contraste com a mensagem habitual do candidato republicano – e rival de Hillary -, Donald Trump.

"Se você é muçulmano e ama os EUA e a liberdade – e odeia o terror -, fique aqui e nos ajude a ganhar [a eleição]", afirmou o ex-presidente, que também defendeu a aprovação de uma reforma migratória no país.

Clinton também questionou os presentes sobre as diferenças entre a imagem de Hillary apresentada pelos democratas e pelos republicanos. "Uma é real, a outra é inventada", disse entre risos o ex-presidente, que acusou os rivais de terem criado uma "caricatura" de sua esposa para concorrer contra ela em vez de enfrentar a "real".

Ele afirmou ainda que assim que Hillary conseguir ganhar em novembro, se transformará no primeiro "primeiro-cavalheiro" dos EUA.

Aparição surpresa

Hillary fez uma aparição surpresa e discursou por breves segundos na convenção, por meio de uma conexão de vídeo a partir de Nova York, para exaltar as mulheres. "Pode ser que me torne a primeira presidente dos EUA", afirmou Hillary dirigindo-se às mulheres que a estavam escutando naquele momento. "Mas a próxima pode ser você".

Oficialmente, Hillary deve participar pessoalmente e discursar para aceitar a nomeação oficial do partido democrata para concorrer à Casa Branca apenas nesta quinta-feira (28), no último dia da convenção nacional, mas ela apareceu em vídeo ao vivo no telão da convenção após o discurso de seu marido.

A mensagem de Hillary surpreendeu os delegados que participavam da convenção democrata e acompanhavam ao vivo uma apresentação da cantora Alicia Keys. Em meio aos acordes de "Girl on fire", os telões exibiram imagens dos 45 presidentes dos EUA e, quando os delegados exaltavam Barack Obama, Hillary surgiu em vídeo cercada por crianças.

"Que incrível honra vocês que deram!", disse a ex-secretária de Estado americano no governo de Obama – e agora candidata à presidência -, que agradeceu a "todos os que lutaram tanto para que isto fosse possível".

Sem maquiagem, em 1971

Bill Clinton repassou do início ao fim sua história com sua mulher, Hillary, durante um discurso repleto de lembranças. Ele começou seu relato por "aquele dia da primavera de 1971" quando viu aquela menina em uma aula de Direitos Civis, "sem maquiagem" e com quem, desde então, "não deixou de caminhar e rir juntos". Lembrou momentos duros e felizes, inclusive as duas vezes que ela se recusou a casar com ele.

"Sempre achou que todo mundo pode alcançá-lo (o êxito)", comentou sobre os anos que a ex-primeira-dama dedicou ao ensino, e também sobre seus conselhos quando ele perdeu a reeleição para o governo do Arkansas.

Entre as lembranças e a ternura dos diferentes episódios de sua vida juntos, com aplausos e risos do público, o ex-presidente enfatizou a vocação de sua esposa para melhorar a vida dos demais, especialmente das crianças, e lutar por um país melhor. "É a melhor pessoa que conheci promovendo mudanças".

+ Acessados

Veja Também