Bem-estar: como transformar as tarefas da rotina em autocuidado

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Bem-estar: como transformar as tarefas da rotina em autocuidado

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e instantâneo, onde a rapidez é a palavra de ordem em diferentes aspectos da nossa vida: trabalho, relacionamentos, rotina, alimentação e demais hábitos cotidianos. O problema é que esse ritmo acelerado acaba afetando, em grande medida, a maneira como nos cuidamos.

Em contrapartida, tornar o dia a dia mais tranquilo não significa, por exemplo, abdicar do trabalho, mas buscar um equilíbrio entre as tarefas, incluindo as que geram bem-estar — como transformar o banho em um momento de relaxamento, usando uma toalha de banho 100% algodão para se enxugar.

Para isso, é necessário que haja tanto uma certa organização quanto a implementação desses e de outros hábitos na nossa rotina. Dessa forma, estaremos investindo verdadeiramente no autocuidado e, consequentemente, garantindo para nós mesmos mais bem-estar e qualidade de vida.

Autocuidado começa com pequenas mudanças

É claro que cada pessoa tem o seu próprio estilo de vida, mas, seja como for, é importante colocar como meta a mudança de alguns hábitos, bem como fazer um planejamento prévio de como essa rotina deve acontecer, já que não basta ter um plano perfeito se ele não é aplicável à sua vida.

Sendo assim, o primeiro passo nessa missão é criar uma rotina diária, tendo em vista tudo aquilo que precisa ser feito ao longo do dia: lavar a louça, varrer e passar pano no piso, cozinhar, tomar banho, levar os filhos na escola, ir para o escritório, levar o cachorro para passear, ler o noticiário etc.

No meio de todas essas tarefas, é preciso considerar períodos do dia para se cuidar verdadeiramente. A alimentação saudável é um ótimo exemplo, pois, muitas vezes, é deixada de lado por conta da pressa e de desculpas, como falta de dinheiro para ir ao nutricionista ou para comprar itens dietéticos.

A atividade física é outro ponto importante que deve ser incluído no dia a dia para garantir mais qualidade de vida. Pode ser musculação, pilates, hidroginástica, natação, zumba, dança de salão, tênis, corrida e, é claro, a caminhada — opção que, além de dar resultados, também tem um custo mínimo ao seu bolso.

Juntamente com a alimentação e a atividade física, ainda podemos considerar o descanso como parte importante de uma rotina de autocuidado. Isso significa tanto fazer a higiene do sono para dormir melhor quanto ter momentos de relaxamento e lazer, como assistir TV ou até meditar um pouco.

Além desses aspectos que podem ser considerados basilares de uma rotina de autocuidado, podemos incluir ainda outras medidas. Confira a seguir algumas delas e escolha as que mais tem a ver com você.

Aromaterapia

Você pode criar um ambiente mais agradável usando óleos essenciais ou difusores de ambiente. Essência como as de lavanda, capim limão, alecrim, jasmim, laranja e flor de maracujá são alguns exemplos.

Spa de banho

Outra maneira de dar aquela relaxada, especialmente em dias de maior tensão e cansaço, é criar uma espécie de spa de banho dentro de casa. Você pode acender velas aromáticas, usar seus sabonetes mais perfumados e colocar uma playlist tranquila enquanto toma aquele banho tranquilo.

Skincare

Vale lembrar que outro exemplo de autocuidado é o famoso skincare, isto é, uma rotina de cuidados com a sua pele. O mais indicado é ter um sabonete, um creme hidratante e um protetor solar para serem usados diariamente. Lembre-se de optar por produtos que sejam próprios para o seu tipo de pele.

Desconexão das redes sociais

Se desconectar do smartphone por algum tempo também é sinônimo de autocuidado, já que o universo virtual está o tempo todo nos bombardeando com informações e imagens que podem alterar o nosso estado emocional. Não se trata de excluir suas redes sociais, mas tirar um momento para ficar ausente das telas.

+ Acessados

Veja Também