Batalhão Ambiental da PM destaca ações de combate a crimes contra o meio ambiente

Batalhão Ambiental da PM destaca ações de combate a crimes contra o meio ambiente
Animais resgatados com os policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental da PMMT. - Foto por: pmmt

Nesta quarta-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) reforça o compromisso de proteção à natureza e repressão aos crimes ambientais.

Neste primeiro trimestre, o Batalhão de Proteção Ambiental da PM já resgatou 109 animais e devolveram para a natureza 58 animais silvestres. Dentre as ações de repressão, 14 armas de fogo foram apreendidas; além de mais de R$ 1.683,00 mil em multas aplicadas por pratica de crimes ambientais no estado.

Ações de fiscalização, barreiras, rondas, patrulhamento terrestre e fluvial, e também denúncias resultaram em importantes ações de combate à pesca predatória, como a apreensão de mais de 1  tonelada de pescado irregular. Os policiais militares do BPMPA abordaram 15. 600 pessoas vistoriaram 7.100 veículos e 456 embarcações, totalizando o registro 507 boletins de ocorrência.

Em 2018, o batalhão fechou o ano, com mais de  R$22 milhões de multas aplicadas por crime ambiental. Foram 770 animais resgatados e 284 animais devolvidos a natureza após receberem atendimento de profissionais especializados formados por equipes da PM e da SEMA. Mais de 53 mil pessoas foram abordadas e 22 mil apetrechos utilizados na pesca proibida foram apreendidos nas ações.

O comandante das Unidades Especializadas da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva ressalta a importância do batalhão na preservação do meio ambiente, no combate aos crimes ambientais e também na formação e conscientização social sobre a preservação do meio ambiente, e que todo esse trabalho é desenvolvido em parceria com diversos órgãos e instituições.

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental desenvolve uma série de atividades, através do seu Centro de Educação Ambiental, ministrando palestras educativas em escolas, exposições e workshops sobre meio ambiente. Essas atividades são desenvolvidas em conjunto com vários órgãos e Instituições, como: JUVAM, SEMA, SESC dentre outros.

“A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente é uma ferramenta de suma importância, e sendo assim, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso vêm incentivando cada vez mais essas campanhas”, destaca o coronel Pinheiro.