Banda da Polícia Militar celebra aniversário com música e reconhecimento cultural

Policiais músicos de apresentaram celebrando 127 anos de criação do Corpo Musical da PMMT - Foto por: Sd Elias/PMMT

Banda da Polícia Militar celebra aniversário com música e reconhecimento cultural

O evento de celebração do 127º aniversário do Corpo Musical da Polícia Militar, realizado na manhã desta terça-feira (29), reuniu no salão Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, autoridades militares e civis, músicos e artistas regionais, além de estudantes do projeto social da Banda da PM.

A celebração começou com a Banda do Exército tocando para recepcionar os convidados e logo depois executando a Canção da PMMT. Na sequência, um grupo de adolescentes do projeto social ‘Harmonizando para a Vida’, criado pela Polícia Militar mato-grossense para ensinar músicas e artes marciais no município de Nossa Senhora do Livramento(42 km de Cuiabá).

A cantora japonesa Akane Iizuka se apresentou com as canções ‘O Sol’, de Jota Quest, e ‘New York, New York’, de Frank Sinatra. A parte final da celebração, incluindo o ‘parabéns pra você’, ficou a cargo do cantor Roberto Lucialdo, conhecido pelas canções regionais que compõe e executa.

Lucialdo interagiu com a platéia e fez autoridades, entre as quais o comandante geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, cantar uma das músicas regionais mais conhecidas, ‘Cuiabá, Cuiabá’, de autoria da dupla Henrique e Claúdinho.

Autoridades civis e militares que contribuem com as atividades do Corpo Musical foram homenageadas com a entrega de uma escultura representando os 127 anos de história. Entre os homenageados estavam o comandante da PM, coronel Jonildo José de Assis, o deputado e policial militar Elizeu Nascimento, e o major aposentado Cláudio Lima Santos, ex-comandante da Banda.

Para o comandante do Corpo Musical, tenente Márcio Dellvale, a música une PM e comunidade por meio das apresentações em eventos militares, sociais, religiosos, esportivos, entre outros. “Servir a sociedade oferecendo música de qualidade e enaltecendo os valores da cultura musical mato-grossense é uma grande satisfação e uma maneira de elevar o nome da Polícia Militar”, completou.

O coronel Assis parabenizou os componentes da Banda, destacando que a música é uma linguagem universal, um instrumento de união e, no caso dos policiais militares, de elevação do moral da tropa ao abrilhantar os eventos militares.

Assis lembrou que no passado a missão das bandas militares era exclusivamente os eventos militares e o entretenimento dos praças aquartelados. “Costumamos ouvir que um quartel sem banda é uma corpo sem alma”, disse, destacando que ao longo do tempo os militares músicos passaram a sair dos quartéis para levar esse entretenimento, com música de qualidade, à população nos eventos sociais.

História e dados

O Corpo Musical da PMMT é formado por 66 músicos, sendo um oficial, que é o comandante da unidade, quatro subtenentes e 61 praças (sargentos, cabos soldados). Desses, 14 possuem curso superior na área musical, inclusive o comandante, licenciado em Música pela UFMT.

Faz uma média 450 apresentações anuais em eventos militares e civis, como inaugurações, aniversários de municípios, festejos escolares e típicas tradicionais como a festa de São Benedito, do Divino Espírito Santo, entre outros.

Sua criação ocorreu 19 de outubro de 1892, com o Artigo 5º da Lei Nº 09, assinado pelo Dr. Manoel Murtinho – Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 integrantes.

Há três anos foi declarado ‘Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso’, por meio da lei nº 10.414 de 26 de julho de 2016.

+ Acessados

Veja Também