Aylon Arruda aposta na implementação do transporte com Tarifa Zero em Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Aylon Arruda aposta na implementação do transporte com Tarifa Zero em Rondonópolis

Após análise conduzida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda, reforça a importância da adoção da Tarifa Zero em Rondonópolis. O estudo da NTU revela um aumento significativo na utilização do transporte público em 124 cidades brasileiras que adotaram a gratuidade, com 106 delas (85,5%) aplicando-a universalmente em todas as linhas durante toda a semana.

A pesquisa destaca que 89% das iniciativas (71,8%) iniciaram nos últimos quatro anos, indicando uma tendência crescente de adesão nos municípios brasileiros. Aylon salienta que a implementação da Tarifa Zero visa proporcionar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida, facilitando o acesso ao trabalho, lazer e reduzindo custos mensais, ao mesmo tempo, em que promove maior segurança ao deslocamento e diminui o tráfego de veículos em horários de pico.

Comparando dados antes e depois da adoção da medida em 12 cidades, o estudo aponta um aumento na demanda por viagens de ônibus que variou de 33% a 371%. Uma pesquisa mais abrangente realizada em 25 das maiores cidades com Tarifa Zero universal revelou resultados positivos. Houve aumento significativo na demanda por transporte público em todas as cidades estudadas, precisando ser ampliada a oferta do serviço.

Além disso, a análise destacou que 19 cidades financiam o transporte público com recursos do orçamento municipal, enquanto cinco estabelecem fundos específicos para esse fim. Em um caso, os recursos são provenientes de emenda parlamentar.

Aylon acredita que a implementação do transporte com tarifa zero em Rondonópolis será crucial para melhorar a mobilidade urbana, promover a sustentabilidade da cidade e reduzir a desigualdade social. “Será um passo muito importante, também, para o desenvolvimento econômico e social da região, proporcionando diversos benefícios para a população, inclusive a redução significativa de acidentes de trânsito e gastos hospitalares”.

Cidades como Paranaguá-PR e Caucaia–CE divulgaram resultados positivos da Tarifa Zero, incluindo uma redução de 40% nos acidentes de trânsito e um aumento de 30% nas vendas do comércio local em Paranaguá, e um crescimento de 25% no faturamento do comércio e setor de serviços em Caucaia, além de um aumento de 25% na arrecadação municipal.

+ Acessados

Veja Também