Um avião de pequeno porte caiu na tarde de sábado (3) em um bairro residencial de Simi Valley, na Califórnia (EUA), matando duas pessoas e um cão que estavam a bordo. A aeronave, um modelo Vans RV-10 de quatro lugares, caiu por volta das 14h (hora local), e danificou duas casas no impacto.
Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), o avião havia partido de Lancaster e tinha como destino o aeroporto de Camarillo. A bordo estavam o piloto, um passageiro e um cachorro, todos mortos na queda. As identidades das vítimas não foram divulgadas até a tarde de domingo (4).
A fuselagem atingiu o quintal e a sala de jantar de uma residência. O morador, Arman Hovakemian, contou que fazia trabalhos no quintal quando viu a aeronave descendo perigosamente. Ele correu para dentro da casa, pegou a esposa e o cachorro da família, e, logo em seguida, o avião caiu onde ele estava minutos antes.
O impacto causou um incêndio que se alastrou rapidamente por parte da residência. O cheiro de combustível tomou conta ar, e a lateral da casa pegou fogo. O casal conseguiu escapar ileso, mas visivelmente abalado.
“Estou anestesiado. Ainda não caiu a ficha”, disse Arman ao jornal Los Angeles Times, enquanto bombeiros e policiais cercavam a área.
Imagens de segurança registraram o avião voando baixo e circulando a vizinhança por quase três minutos antes do acidente. Em um dos vídeos, a aeronave chega a subir abruptamente entre as nuvens antes de despencar, em uma possível perda de controle.
Plane went over our head and crashed into another home in #simivalley #planecrash pic.twitter.com/hMsbIN22IN
— … (@MPerek1) May 3, 2025
Uma segunda casa foi atingida na queda. Os moradores não estavam na residência no momento do acidente. A casa sofreu danos consideráveis, principalmente na sala de estar.
Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram rapidamente para conter o fogo. Cerca de 40 bombeiros participaram da operação, enquanto a Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) assumiu a investigação no local no domingo. O processo de apuração completa do acidente pode levar de 12 a 18 meses.





