Em julho a Autarquia Municipal do Transporte Coletivo completa um ano em atividade. Mesmo após tanto tempo, o serviço ainda segue dependente da antiga empresa que prestava o serviço em Rondonópolis, a Cidade de Pedra.
Nesta semana, por meio de decreto, a Prefeitura prorrogou novamente o contrato firmado com a empresa para prestar serviços à Autarquia. Agora, o novo prazo é até 30 junho. Além dos motoristas, a Cidade de Pedra também oferta para a Autarquia os serviços de mecânica.
Desde que passou a operar, foram vários os anúncios do Município de trabalhos realizados para por a Autarquia em funcionamento. Sede própria, licitação para sistema de bilhetagem, contratação de mão de obra terceirizada… Contudo, meses depois, quem ainda segue operando o sistema em Rondonópolis efetivamente é a empresa Cidade de Pedra.
Recentemente, durante uma reunião de trabalho com a presença da imprensa, o prefeito José Carlos do Pátio cobrou publicamente o secretariado e diretores da Autarquia sobre a demora. Aparentemente, mesmo após a cobrança, a Autarquia ainda não emplacou.