Atualizar cadastro do Bolsa Família: Apenas no Cras?

Atualizar cadastro do Bolsa Família: Apenas no Cras?

Para atualizar o cadastro do Bolsa Família é preciso realizar a atualização do Cadastro Único. Isso porque o Bolsa Família é um benefício criado e gerido pelo Cadastro Único, que trata-se de uma conexão das prefeituras com o Governo Federal.

E para saber como atualizar o cadastro único e não correr riscos no Bolsa Família, vamos te explicar tudo em detalhes!

O que é o Cadastro Único?

É um programa que identifica famílias em situação de pobreza no Brasil.

Mas, para se cadastrar é preciso ganhar menos de R$ 89 por pessoa ou ganhar até três salários mínimos por família.

O cadastro é feito em unidades do CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) ou no DescomplicaSP (para o estado de SP).

Dessa forma, deve ser presencial, pois são feitas entrevistas com um ou mais membros da família. Lembrando que é importante levar pelo no mínimo um documento de identificação de cada participante da família.

Ou seja, a pessoa que comparecer no dia do cadastro deve ser o responsável familiar. Não podendo ter menos de 16 anos e possuindo capacidade de transmitir as informações para o restante da família.

Assim, se você possui dúvidas se já está ou não cadastrado, basta verificar no Meu CadÚnico. Você pode descobrir pelo seu nome completo ou CPF.

Como Atualizar o Cadastro único e o Bolsa Família?

Como o Bolsa Família faz parte do Cadastro Único você deve atualizar o Cadastro Único, dessa forma o Bolsa Família vai ser atualizado junto.

Dessa forma, é importante mencionar que a atualização deve ser feita a cada dois anos.

Além disso, é obrigatório a apresentação de alguma mudança na família, como morte, separação ou nascimento, endereço, número de telefone, número da quantidade de pessoas que moram na cada, renda mensal e documento de identificação

Onde Pode ser Feito a Atualização do Cadastro único e do Bolsa Família?

A entrevista para atualização do cadastro Bolsa Família pode ser feita pelo CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) ou pelo DescomplicaSP.

A depender da sua região, pode ocorrer variação do lugar onde é realizado a cadastro e a atualização. Mas, no geral, são esses dois os encarregados de todo o processo.

Para saber o local da sua entrevista é preciso fazer o agendamento.

Dessa forma, o agendamento pode ser feito pelo site do Cadastro único, pelo número de telefone 156 ou pelo site do DescomplicaSP.

O agendamento é simples e rápido.

Após a sua data agendada, basta você ir até o local pedido no momento do agendamento.

Noticias Relacionadas