Ataque de Nice foi planejado e autor tinha cúmplices, diz procurador

Picture of Redação PH

Redação PH

putin decide não expulsar diplomatas norte-americanos

Ataque de Nice foi planejado e autor tinha cúmplices, diz procurador

O autor do ataque que deixou mais de 80 mortos na cidade francesa de Nice na última semana planejou o crime por vários meses e tinha cúmplices, afirmou o procurador de Paris nesta quinta-feira (21).

Segundo François Molins, o agressor contou com vários cúmplices, entre eles cinco pessoas que estão detidas.

Na quinta-feira (14), um caminhão se jogou em cima das pessoas que assistiam à queima de fogos da Festa da Bastilha em Nice. Dois dias depois, o Estado Islâmico reivindicou a autoria. O atentado deixou 84 mortos e mais de 200 feridos.

O procurador explicou que a investigação, que envolve mais de 400 pessoas, teve "avanços notáveis" nas últimas horas que apontam para um atentado mais planejado e com mais participantes do que se acreditava no início.

"A investigação progrediu e não apenas confirmou a natureza premeditada do ato de Mohamed Lahouaiej Bouhlel como também estabeleceu que ele teve ajuda de cúmplices", disse Molins.

Dois franco-tunisinos, um tunisiano, um albanês e uma franco-albanesa, com entre 21 e 42 anos, foram apresentados à justiça sob a acusação de conspiração terrorista e homicídios.

"Nenhum deles era fichado pelos serviços de inteligência", acrescentou Molins.

A partir da análise do celular do atacante, que revelou muitos contatos entre eles, os suspeitos foram presos, indicou o procurador, acrescentando que a ligação entre Lahouaiej Bouhlel e eles também pode ser estabelecida através dos elementos encontrados no caminhão e nas armas.

As impressões digitais de um dos suspeitos foram encontradas na porta do passageiro do caminhão de 19 toneladas usado por Bouhlel.

Também foram encontradas novas imagens "reveladoras" no celular do assassino, incluindo uma imagem de um show na Promenade des Anglais e uma foto de um artigo sobre o "captagon", uma droga popular usada por jihadistas responsáveis por ataques terroristas.

+ Acessados

Veja Também