A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande promove “Live Sobre Crimes de LGBTfobia na Juventude”, em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+. A ação conta com a parceria do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH). A Live ocorrerá pelo aplicativo “Google Meet” – https://meet.google.com/thw-zrsh-yoy – , nesta quarta-feira, 23, das 9h às 11h.
A palestra será ministrada pelo Tenente-Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso e Secretário do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, Ricardo Bueno de Jesus.
“A pandemia escancarou as desigualdades sociais e mais do que isso, mostra as dificuldades de alguns setores da população para sobreviverem. Precisamos avançar nas políticas públicas, na garantia dos direitos da população LGBTQIA+ e da nossa juventude, e fortalecer os mecanismos de participação popular. Os nossos jovens vivem problemas de violência e quem sofre mais é a juventude negra, dos bairros periféricos. No Brasil, a média de mortes é expressiva da população LGBTQIA+. Para combater isso em Várzea Grande, é importante a integração das secretarias no processo de construção de políticas públicas, e que essa capacitação possa apontar caminhos”, destaca a secretaria de Assistência Social, Eliamara Araújo.
Conforme a secretária, dentro do contexto pandêmico faz muito sentido refletir nessa data sobre os desafios, e como país continua sendo Lgbtfóbico. “Precisamos cada vez mais de medidas práticas para conferir efetiva cidadania à população LGBTQIA+. Não podemos deixar de nos posicionar e nos calar diante de todo preconceito”, destaca a secretária Eliamara.
O presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso (Conjuv), Daniel Vitor, pontuou a importância do evento para o protagonismo da juventude e do público LGBTQIA+. “São lutas constantes que precisam seguir avançado e é fundamental a escuta desses públicos e dar o lugar de fala para que a participação da juventude seja transformadora e sejamos construtores de realidades, lutando pela ampliação e potencialização dos nossos direitos sociais para ressignificação das políticas públicas”.
A Live será mediada pela coordenadora do CREAS/ VG – Katlin Calmon e a secretária de Assistência Social – Eliamara Araújo. O evento terá a participação de vereadores municipais; presidente do CONJUV – Daniel Vitor; Terezinha Paes – Rede Protege; Defensor Público – Vinicius Ferrarin; Promotor de Justiça – Douglas Strachicini; Psicóloga – CREAS/VG – Isadora Aquino; e Assistente Social – CREAS/VG – Laysa. A capacitação terá certificado com carga horária de 2 horas.





