Assembleia Social oferecerá atendimentos a mulheres com foco no Outubro Rosa

Karen Malagoli/ALMT

Assembleia Social oferecerá atendimentos a mulheres com foco no Outubro Rosa

Vinte mulheres serão acolhidas pela ação do Outubro Rosa da Assembleia Social, com a finalidade de prevenção, cuidado com a saúde e resgate da autoestima. O ato foi lançado na manhã dessa terça-feira (6), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Por meio da equipe de Assistência Social, 10 mulheres foram cadastradas para o exame de mamografia e foram abertas 10 vagas para interessadas em fazer a reconstrução da auréola da mama por meio da técnica de micropigmentação cirúrgica, destinada àquelas que passaram por cirurgia mamária. Para a micropigmentação mamária, há ainda cinco vagas, que podem ser solicitadas pelo telefone (65) 3313-6994. Caso seja identificado em mamografia a presença de tumor, a paciente já será inserida na rede de atendimento.

“Esta ação é simbólica e pretende, principalmente, demonstrar nosso acolhimento a essas mulheres e chamar a atenção para o principal motivo da campanha, que é a prevenção. É convidar as mulheres a observarem suas mamas e buscar atendimento em saúde caso percebam qualquer alteração”, sintetizou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

O lançamento dessa terça não é a primeira ação voltada para o Outubro Rosa da qual a Assembleia Social participou este ano. Em 30 de setembro último, o braço social da ALMT cedeu o palco do Teatro Zulmira Canavarros para a live de abertura do Outubro Rosa do MTMamma Amigos do Peito.

A presidente do MTMamma, Cleuza Dias, agradece a parceria consolidada junto à Assembleia Social e enaltece, nesta ação, a oferta das mamografias. “Nós temos uma demanda de dois, três anos da mamografia e, este ano, as pessoas ficaram com medo de procurar atendimento em saúde, mesmo que ela tivesse alguma suspeita. Por isso, foi tão bom o Outubro Rosa chegar, para que elas pudessem voltar a cuidar da saúde”, avaliou.

“O câncer de mama não espera. Sempre que tiver alguma suspeita, procure um médico, faça o exame preventivo e busque as instituições que estão aí para apoiar”, destacou Cleuza Dias, convidando a todos.

A micropigmentadora Dalila Bomtempo, parceira na ação, explicou a técnica: “Quando a mulher precisa retirar parte do seio e após passar por cirurgia plástica, ela fica sem a auréola [mamária]. O nosso trabalho é fazer uma reconstrução, como se fosse uma tatuagem em 3D, para que a mulher resgate a sua autoestima”.

“Eu estou muito agradecida por, entre tantas mulheres, ter conseguido esta vaga. E como os médicos mesmo dizem, a gente tem que prevenir e a gente, no dia-a-dia, acaba descuidando. E, infelizmente, várias mulheres descobrem em estágio avançado. Eu fiquei contente com a oportunidade, porque já tem dois anos que não consigo fazer o exame e eu já tenho 50 anos”, explicou Norinete Figueiredo Silva, selecionada para a mamografia.

O presidente da ALMT, Eduardo Botelho, esteve na cerimônia de abertura e reforçou a importância de buscar o diagnóstico precoce. “A campanha é para que as mulheres se conscientizem: é preciso fazer acompanhamento, exames, saber que tem tratamento. É isso que nós queremos: a prevenção”, destacou.

Também participaram da cerimônia o deputado Carlos Avallone e Camila Maja, representando o deputado Xuxu Dal Molin.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também