Assembleia pode criar a Frente Parlamentar Indígena

Picture of Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Assembleia pode criar a Frente Parlamentar Indígena

Compartilhe:

O deputado e líder de governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB), estuda a possibilidade de criar a Frente Parlamentar Indígena (FPI). O pedido foi feito em Barra do Bugres, na segunda-feira (6/6), durante audiência pública, quando a soulção para os problemas dos povos indígenas foram debatidos na aldeia Umutina.

“Estamos analisando esse pedido, pois se trata de um assunto importante na atualidade estadual para defender os direitos e temas indígenas na Assembleia”, apontou Santos.

O pedido foi encaminhado pelo recém-eleito presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepimt), cacique da etnia Caiapó, Bemoro Metukiri. Junto com a reivindicação da FPI, a classe indígena propõe que uma agenda permanente de discussão seja estabelecida de acordo com a necessidade sobre temática indígena no Estado.

De acordo com o cacique da aldeia Wazare, da etnia Pareci, Rony Paresi, a criação da frente parlamentar vai proporcionar o debate, diretamente com os deputados, de temas importantes para os povos indígenas.

“Acreditamos nessa possibilidade, que vai nos deixar mais próximos dos deputados para levarmos nossos problemas e sugestões para o governo do estado”, afirmou o cacique.

Todas as reivindicações foram assinadas pelos representantes das 43 etnias indígenas de Mato Grosso, que apresentaram propostas coletivas. “Estamos muito distantes de Cuiabá e isso dificulta reuniões com deputados, mas a frente parlamentar vai facilitar os diálogos e temos chance de levar propostas para vencer os problemas”, falou o representante da etnia Xingu, Makupá Caiabi.

A diretoria da Fepimt solicitou também para o deputado que a Assembleia negocie com as Secretarias e os Conselhos Estaduais de Educação e de Saúde a garantia das condições financeiras para realização de conferências de saúde e de educação indígena, no mesmo ano em que ocorrem as conferências municipal, estadual e federal sobre temas indígenas.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também