Assembleia Legislativa trabalha em defesa da saúde pública

Redação PH

Redação PH

com mais de 60% dos válidos emanuel pinheiro é eleito prefeito de cuiabá

Assembleia Legislativa trabalha em defesa da saúde pública

Na semana em que se comemora o “Dia do Médico”, a Assembleia Legislativatem a apresentar importante trabalho institucional desenvolvido em favor da saúde pública e de mais qualidade de vida para o povo de Mato Grosso.

Sob a presidência do médico Guilherme Maluf, a Casa instaurou a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde – presidida pelo também médico, deputado Dr. Leonardo – e a Câmara Setorial Temática (CST) que estuda a regulamentação da ozonioterapia clínica e sua implantação no Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho da ‘Frente Parlamentar dos Agentes de Saúde’ já resultou na criação do Conselho Regional Técnico em Agentes Comunitários de Saúde (Cortacs-MT). Além disso, a Frente Parlamentar objetiva estimular a discussão e o aprimoramento da legislação para assegurar de forma isonômica um piso salarial em âmbito estadual, debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais o direito ao adicional de insalubridade.

OZONIOTERAPIA

Já a CST paradiscutir a regulamentação da ozonioterapia-conjunto de técnicas medicinais que utilizam o ozônio como agente terapêutico em tratamento de condições clínicas diversas -, foi proposta à Casa pelo deputado Oscar Bezerra (PSB).

A instauração da CST contou com a presença de profissionais renomados, dentre eles o médico espanhol José Baeza Noci, presidente da Federação Mundial de Ozonioterapia, e a médica Maria Emília Gadelha Serra, que preside a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz).

Dores lombares relacionadas à hérnia de disco, infecções, herpes, hepatite, asma, artrite, arteriosclerose, acne, angina, alergias, dermatites, micoses, enxaquecas, esclerose, obesidade, diabetes, dores crônicas, fibromialgia, doenças circulatórias e pulmonares, além deodontologia relacionada a lesões de canais infectados, particularmente em crianças, são algumas das aplicações práticas nas quais a ozonioterapia é eficaz.

A ozonioterapia é também uma técnica de fácil aplicação, com rápida resposta, com a vantagem de ter reduzido custo “per capita”, tornando-se mais acessível em locais de baixa renda e com poucos recursos em medicina, apresentando-se como uma alternativa para tratamento em locais mais carentes e de difícil acesso.

HOSPITAL SÃO LUIZ

Também merece destaque a atuação do deputado Dr. Leonardo em defesa doHospital São Luiz, em Cáceres, que iria fechar as portas este ano devido à falta de recursos.Além de oferecer assistência médica aos 23 municípios da macrorregião em que está inserido – inclusive duas cidades do território boliviano, disponibilizando 85% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) -, o hospital oferece estágio aos alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Faculdade de Quatro Marcos (FQM). A unidade atende mensalmente quase 600 internações, 200 partos, 400 cirurgias geraisemais de1.200 atendimentos ambulatoriais para gestantes por mês.

Em meio à crise e frente à falta de entendimento entre o governo do estado e a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), mantenedora do hospital, o deputadofoi a São Paulo onde se reuniu com as irmãs da ACSC e conseguiu evitar o fechamento.

EMENDAS PARLAMENTARES

Preocupados com a alarmante situação em que se encontra a saúde pública em Mato Grosso, os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PMDB), José Domingos Fraga (PSD) e Silvano Amaral (PMDB) apresentaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 que, se aprovadas, impedirão ao governo a utilização de receitas orçamentárias “vinculadas” – isto é, constitucionalmente, destinadas ao setor – para o pagamento de outras despesas.

QUALIVIDA

Além do trabalho institucional que visamelhoria da saúde pública em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa não perde de vista o cuidado com seu maior patrimônio: o servidor.

A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) oferece atendimento médico, psicológico e fisioterápico, além de uma equipe de enfermagem e serviço social voltada para os exames iniciais e encaminhamento adequado do paciente. Até o fim deste ano, o consultório odontológico entrará em funcionamento para completar o leque de serviços oferecidos aos servidores e seus dependentes. Entre as especialidades médicas, a Casa possui profissionais nas áreas de ginecologia, endocrinologia, cardiologia, pneumologia, urologia e clínica geral.

“Temos uma equipe multidisciplinar para atuar com um trabalho de assistência continuada e preventiva. Em breve vamos realizar exames periódicos e ampliar as campanhas de conscientização de acordo com os problemas de saúde mais comum entre os servidores”, assinala o médico Álvaro Roberto Assumpção, supervisor do Qualivida.

+ Acessados

Veja Também