Assembleia instala CST para debater tratamento terapêutico alternativo

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

Assembleia instala CST para debater tratamento terapêutico alternativo

A Assembleia Legislativa instala na próxima quinta-feira (14), às 14h, uma Câmara Setorial Temática (CST) que tem como objetivo estimular a pesquisa e a divulgação, além de discutir a regulamentação, do tratamento terapêutico conhecido como Ozonioterapia.

A proposta é do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), para quem a adoção do método pode reduzir custos e, consequentemente, otimizar aplicação dos recursos públicos destinados à saúde de Mato Grosso, além de proporcionar mais uma opção de tratamento às pessoas que sofrem de algumas enfermidades.

A Ozonioterapia foi desenvolvida na Alemanha, no final do século XIX, e já é reconhecida em diversos países da Europa, África, Ásia, Américas do Sul e Central, bem como em vários estados dos Estados Unidos. No Brasil, foi aceita como um tratamento válido pelo Conselho Federal de Odontologia, mas ainda é tida como experimental entre médicos, apensar de ser empregada desde 1975.

O tratamento com a Ozonioterapia é considerado menos invasivo do que tratamentos convencionais. Ele consiste no contato das moléculas de ozônio com as células doentes do paciente, promovendo um processo de oxidação. É indicado para pessoas com processos inflamatórios, doenças de ordem circulatória, dores crônicas, além de poder ser aplicado como uma terapia coadjuvante no tratamento de diversos tipos de câncer, bem como estímulo ao sistema imunológico.

Para discutir a aplicação desta técnica no Estado de Mato Grosso, a Câmara Setorial Temática (CST) contará com profissionais renomados, entre eles o médico espanhol José Baeza Noci, presidente da Fundação Mundial de Ozonioterapia, e a médica Maria Emília Gadelha Serra, que preside a Associação Brasileira Ozonioterapia (ABOZ) e será relatora dos trabalhos dentro da Assembleia Legislativa.

Abertura

A abertura da CST da Ozonioterapia será nesta quinta-feira, a partir das 14h, no auditório Licínio Monteiro. A ideia do deputado estadual Oscar Bezerra é iniciar o debate sobre a possível regulamentação do tratamento e estendê-lo nacionalmente. Para isso, foram convidados a participar da discussão os 11 membros da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional.

O início dos trabalhos da CST vai contar ainda com a presença de profissionais da área de saúde, como o neurocirurgião Marco Masini, conselheiro da ABOZ; o biomédico Cristofer Caous, coordenador do núcleo de pesquisa da Associação; a farmacêutica Letícia Maria Borsarini Phillippi Nuhrich, representante da empresa Philozon, que atua no setor; e os médicos Renato Tadeu dos Santos, professor universitário e pesquisador; e Paulo Salustiano.

+ Acessados

Veja Também