As 20 maiores causas de morte no Brasil

Picture of Redação PH

Redação PH

temer concede reajuste de 12,5% no bolsa família

As 20 maiores causas de morte no Brasil

Compartilhe:

A maioria das doenças que acometem os brasileiros podem ser previnidas com alimentação saudável, exercícios físicos regulares, combate às causas de estresse e exames de rotina.

Ainda assim, algum dos itens fogem às escolhas pessoais. A lista foi segue dados recolhidos durante o ano de 2013 pelo Ministério da Saúde.

20 – Lesões Voluntárias

Infelizmente, os números referentes a autoflagelo estão entre os que mais causam morte no país. O número chegou a 10,5 mil vítimas em 2013.

19 – Quedas

Acidentes acontecem (e muito!). É impressionante, mas a quantidade de mortes por quedas foi de 12,5 mil. Cuidado com as escadas, ou você vai entrar para as estatísticas!

18 – Doenças por HIV

Sabe-se que a AIDS em si não mata ninguém, porém é responsável por destruir o sistema imunológico daqueles que a possuem. 12,5 mil brasileiros foram mortos por consequência das doenças

17 – Insuficiência renal

13 mil mortos foram acometidos pela doença que atinge um dos órgãos mais fundamentais do corpo humano.

16 – Câncer de Próstata

A doença masculina é uma das causas de óbito que mais atinge os brasileiros. Para evitar que os números cheguem a 13 mil novamente é essencial que os homens façam exames preventivos.

15 – Alzheimer

A doença foi destaque nas pesquisas durante o ano de 2015, porém ainda assim é uma das principais razões de morte no país. O número chegou a 14 mil.

14 – Câncer de estômago

Mais uma vez a doença aparece entre as principais responsáveis por mortes no país. O número chegou à casa dos 14 mil mortos por tal motivo.

13 – Câncer de mama

O mês de outubro é sem dúvidas essencial para alarmar em relação à doença que acomete as mulheres. Foram 14 mil vítimas de acordo com o Ministério da Saúde.

12 – Câncer de cólon, reto e ânus

Com certeza este é um dos mais improváveis que você acharia que encontraria na lista, não é mesmo? Mas tal manifestação do câncer matou 15 mil brasileiros em 2013.

11 – Infecções generalizadas

Grande parte delas é desenvolvida dentro do próprio ambiente hospitalar sem as devidas precauções. O número também alcançou a casa dos 15 mil.

10 – Câncer de pulmão

A qualidade do ar e o tabagismo são sem dúvidas grandes responsáveis para as 25 mil mortes em decorrência de tal condição de doença.

9 – Doenças do aparelho respiratório

Seguindo o item anterior, 25 mil brasileiros morreram por outros tipos de doenças respiratórias além do câncer em 2013.

8 – Doenças do aparelho digestivo

Má alimentação é mais uma vez uma das maiores causadoras de problemas que podem levar à morte, além de fatores genéticos. Mais de 28 mil mortes foram registradas em um ano.

7 – Acidentes de transportes terrestres

O número atingiu cerca de 43 mil casos de morte em 2013. Excesso de velocidade e ultrapassagem em lugar indevido somam os maiores causadores de tais problemas.

6 – Pressão Alta

Com um número de cerca de 46 mil mortos, o problema de saúde também é bastante responsável pelo óbito de brasileiros. O consumo de sal e fatores hereditários são os alarmantes neste caso.

5 – Homicídios por armas de fogo

A maioria dos casos registrados está em cidades ligadas à violência, fronteiras ou turismo predatório. Em 2013, foram regsitrados 50 mil casos de morte.

4 – Diabetes

A doença pode atingir qualquer pessoa, tanto por razões genéticas como por razões ligadas à alimentação e ao hábito de vida. O número chegou aos 58 mil casos no mesmo ano.

3 – Pneumonia Surpreendentemente, um número de 68 mil pessoas foram a óbito por conta da doença pulmonar que pode começar como uma simples gripe. O tabagismo é uma das principais causas.

2 – Infarto agudo do miocárdio

A média se aproxima dos 86 mil casos de morte por ano. O problema acontece quando o sangue não bombeia oxigênio o suficiente. Má alimentação, Obesidade e poucas atividades físicas podem levar a tal problema.

1 – AVC

Em primeiro lugar na lista estão as doenças cerebrovasculares. De acordo con informações do Ministério da Saúde, em 2013 o número de casos atingiu a casa dos 100 mil. Anticoncepcionais, hábito de fumar e beber e obesidade são as principais causas.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também