Aprosoja entrega conteúdo sobre construções rurais aos responsáveis por órgãos públicos parceiros

A cartilha de construções rurais do Programa Soja Plus, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), terá um novo fascículo a partir de 2015. O exemplar, que relaciona todas as normas estabelecidas aos agricultores quanto aos aspectos ambientais, de segurança do trabalho e sustentabilidade, está sendo apresentado aos novos gestores de entidades parceiras para que conheçam o material e sugiram alterações à nova edição. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) são os órgãos consultados.

Na tarde desta terça-feira, em reunião com o presidente do Indea, Guilherme Linares Nolasco, o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, reforçou a necessidade de as instituições trabalharem juntas, sobretudo na busca de um entendimento único para aplicação das normas. O armazenamento e o descarte de defensivos agrícolas é um dos aspectos que precisa ser alinhado entre os vários órgãos.

Conforme a analista da Aprosoja, Marlene Lima, como as legislações são nacionais, a interpretação de cada fiscal sobre cada aspecto costuma variar. “O que precisamos é nos adequarmos às particularidades de Mato Grosso, fazendo uma integração”, ponderou, enfatizando as orientações repassadas ao produtor por meio do Soja Plus.

A partir do programa, 600 produtores rurais de Mato Grosso já foram capacitados para implantar estratégias de sustentabilidade e gestão em suas propriedades, o que significa o estrito cumprimento de normas técnicas e legislação. A meta deste ano é chegar a 800 agricultores integrantes do Soja Plus.

O presidente do Indea aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de o órgão ampliar sua atuação junto à agricultura. "Queremos o apoio da Aprosoja para criarmos um DNA da agricultura dentro do Indea, investindo e fortalecendo o aporte agrícola do órgão”, disse à equipe da Aprosoja presente.