APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

Compartilhe:

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizou uma missão que resultou em uma série de visitas técnicas ao estado de Nebraska (EUA). O presidente da APROFIR, Otávio Palmeira, seu diretor financeiro Hugo Garcia e o diretor executivo Afrânio Migliari, conheceram de perto o projeto de irrigação implantado na região, bem como, a  governança implementada e que é referência mundial

Durante a estada no Nebraska, a missão visitou o Departamento de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade do Nebraska, o Parque Tecnológico e representantes locais das indústrias de pivô, e finalizaram o tour conhecendo empresas de irrigação e os distritos que realizam a gestão desse processo.

Para o presidente da APROFIR, Otávio Palmeira, a oportunidade de conhecer in loco toda a cadeia produtiva, e setores envolvidos na condução de um projeto de irrigação desta magnitude é muito enriquecedor e alguns pontos chamaram a atenção do dirigente da APROFIR. “O modelo de gerenciamento feito por eles é algo que podemos adotar para o Mato Grosso, além da participação da área de pesquisa com o estudo das águas subterrâneas que precisamos realizar. Para a seguir implantar o referido gerenciamento, então o primeiro passo é este levantamento das águas, o que no geral é um trabalho de médio a longo prazo”, explicou.

Segundo o diretor executivo Afrânio Migliari, o Nebraska é o estado americano com a maior área irrigada. Sendo que 85% destes 3,5 milhões de hectares são irrigados por meio do aquífero Ogallala, ultrapassando mais de 100 mil poços, o que para Afrânio garante uma expertise muito grande para toda a cadeia de irrigantes da região.  “Um dos maiores aprendizados é a possibilidade de ter um monitoramento de águas, sendo realizado pelo setor privado em parceria com o setor público. E que a utilização ordenada dos aquíferos, permitirá a utilização dessas águas para irrigação e demais usos das águas”, destacou.

“Além dos dirigentes da APROFIR, a delegação foi composta por três secretários de Estado e presidente da Empresa Estatal (MTPAR) com respectivas equipes técnicas. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC MT), César Miranda, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECITECI), Maurício Munhoz, a secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA MT), Mauren Lazaretti, além do presidente da MTPAR, Wener Santos, dando assim, mostras do comprometimento do atual Governo do Mato Grosso, para com a “causa”, demandada pela APROFIR”, explicou Palmeira.

A missão Mato Grosso ao Nebraska-EUA, contou ainda com representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Universidade Federal de Viçosa/UFV, através de seu reitor e professores.

O Estado do Nebraska, também se destaca na produção agropecuária, ocupando o 3º e o 5º lugar na produção de milho e soja nos Estados Unidos, contribuindo com, respectivamente, 12,2% e 7,2% da área total, conforme dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Além de ser o maior produtor de carne bovina no país (16%) e o 2º maior produtor de etanol.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp