A apresentadora cubano-espanhola Mayra Gómez Kemp morreu aos 76 anos. Ela ficou muito famosa na Espanha ao comandar o programa Un, Dos, Tres…, sendo considerada a primeira mulher a apresentar uma atração de perguntas e respostas na TV. Sua morte aconteceu dias após ela sofrer um acidente doméstico em Mijas, município espanhol, e passar 18 horas no chão aguardando o resgate dos bombeiros.
Segundo o site El Mundo, Mayra declarou que foi um “grande susto”. Depois de passar alguns dias internada, ela recebeu alta e se recuperada em casa. O público, no entanto, foi surpreendido com a notícia da sua morte neste domingo (13). A família não divulgou se a causa da morte está relacionada ao acidente doméstico. A apresentadora morava sozinha desde 2021, quando perdeu seu marido, o ator Alberto Berco.
Nos últimos anos, a jornalista superou dois tipos de cânceres. O primeiro, diagnosticado em 2009, afetou sua língua. Três anos depois, outro tumor atacou sua garganta e pescoço. Mayra nasceu em Havana, Cuba, em 1948, cresceu em uma família de artistas e morou em Porto Rico, Venezuela e Miami antes de chegar à Espanha, na década de 70. Seu carisma o levou à TV e, em 1982, ela assumiu o comando da atração Un, Dos, Tres… e, com isso, virou um ícone da cultura popular espanhola.
Em 2014, a apresentadora recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra da Academia de Televisão da Espanha. No ano seguinte, ela gravou um depoimento profissional para um arquivo documental chamadoTesouros Vivos da Televisão, que tem como objetivo documentar a evolução da TV espanhola sob viés de seus protagonistas. “Quero que as pessoas se lembrem da Mayra que viram, aquela que tinha uma dicção quase perfeita, aquela que ainda parecia jovem e bonita”, disse ela na sua última entrevista para o El Faro antes de se aposentar.





