Aprenda a aproveitar os resíduos industriais da sua empresa

reprodução shutterstock.com

As empresas que produzem grandes quantidades de resíduos são responsáveis pela sua destinação final para evitar que ocorra a contaminação com o meio ambiente. Quando os resíduos industriais entram em contato com a natureza pode ocorrer a contaminação do solo, da água, do ar e afetar seriamente a saúde humana, pois além de afetar o equilíbrio do ecossistema através da contaminação ocorre também o surgimentos de transmissores de doenças. Por isso que o gerenciamento de resíduos industriais e o seu descarte correto é tão importante para a sociedade como para as empresas.

 

Existem muitas formas de descartar e até mesmo aproveitar os resíduos que a empresa produz. A separação por tipos de resíduos vai determinar o que são tóxicos, quais são inertes (possíveis tóxicos) e os que definitivamente não transmitem perigo e podem ser reciclados. Os lixos tóxicos (pilhas, lâmpadas, óleo, entre outros…) possuem postos para coletas específicos, portanto é importante procurar esses locais para que os resíduos sejam recolhidos ou levados até eles. Já os resíduos que podem ser reciclados podem ser aproveitados e até trazer lucro para a empresa.

 

Transformando lixo em lucro

 

Para transformar o lixo em lucro é preciso entender cada etapa de produção da empresa. Com uma boa gestão de resíduos é possível identificar o que pode ser reciclado e até reaproveitado como matéria-prima para um novo produto. Muitas empresas economizam nesse processo, pois resíduos como vidro, papel, metal e  plásticos, por exemplo, podem ser reciclados e reaproveitados para a produção de novos produtos.

 

Outra oportunidade que surge da extensa produção de resíduos no mundo é o mercado de resíduos, que é a compra e venda de resíduos industriais por empresas de todos os setores. Muitas empresas que não aproveitam os seus resíduos apostam na venda dos mesmos para outras organizações, que acabam economizando na compra de resíduos mais baratos. O mercado de resíduos também abriu portas para que empresas especializadas no tratamento de resíduos sólidos surgissem.

 

A comunicação entre essas empresas pode parecer meio desafiador, mas a tecnologia é cada vez mais um aliado às estratégias sustentáveis. O software VG Resíduos é um exemplo disso, pois além de ser um sistema que permite o gerenciamento de resíduos industriais de forma otimizada e eficiente permite que empresas de todo o Brasil se comuniquem 24 horas por dia para vender e comprar no mercado de resíduos (veja mais aqui). Outra vantagem é que o sistema é atualizado com todas as leis ambientais, o que facilita na prevenção de multas.

 

Como vimos é possível aproveitar os resíduos industriais através da reciclagem e do mercado de resíduos. Porém, o que irá definir boas estratégias sustentáveis é a organização nas etapas de produção da empresa.  O gerenciamento de resíduos permite que a separação e o descarte sejam feitos da forma mais eficiente possível, além de gerar oportunidades para que a empresa lucre mais.