Após servidor ser flagrado com carro oficial em Cuiabá, Prefeitura divulga normativa

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Após servidor ser flagrado com carro oficial em Cuiabá, Prefeitura divulga normativa

Após o caso de um servidor da educação que pegou um carro do município no final de semana e foi flagrado na capital do Estado, sendo abortado em uma blitz.

O servidor foi exonerado, mas a informação de bastidores é que ele foi recontratado, via empresa terceirizada.

 A prefeitura apresentou uma normativa para a utilização de veículos públicos.

Alguns dos pontos elencados na instrução sobre os deveres dos condutores estão: manter veículo limpo e bem conservado, realizar a manutenção operacional antes da saída, conduzir o veículo de forma segura e econômica, usar e exigir de passageiros a utilização de cintos de segurança e obedecer as exigências do código de trânsito brasileiro (ctb), sob pena de sofrer as sanções cabíveis.

A normativa alerta para diversos fatores em relação a utilização desses bens, como a questão dos horários de deslocamento utilizando veículos e maquinários, restrita ao período entre às 6h e às 19h, exceto em casos liberados pelo secretário da pasta, a obrigatoriedade do uso do sistema de rastreamento veicular e a proibição de conduzir o veículo para casa ou outro local não autorizado.

Aos servidores que conduzirem os veículos caberá a responsabilidade administrativa, civil e penal pelas infrações decorrentes de atos praticados que infrinjam qualquer ato descrito na portaria, que retrata também quais são as atividades em que é permitida a utilização da frota do município.

Ainda de acordo com o documento, é expressamente vedado o uso dos veículos oficiais e maquinários públicos nos finais de semana e feriados ou fora de horário disciplinado, com exceção dos casos justificados e autorizados pelo gestor da secretaria.

+ Acessados

Veja Também