Após 33 dias, agentes penitenciários encerram greve em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

após 33 dias, agentes penitenciários encerram greve em mato grosso

Após 33 dias, agentes penitenciários encerram greve em Mato Grosso

Após 33 dias em greve, os servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso decidiram, em assembleia geral realizada neste sábado (2), encerrar a paralisação da categoria. Os servidores reivindicavam o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA), fixada em 11,28%. Segundo o sindicato que representa os trabalhadores (Sindspen-MT), os servidores devem retomar as atividades no próximo domingo (3). Apesar de encerrar a greve, a categoria protocolou um pedido de dissídio coletivo para negociar o pagamento da RGA.
Segundo o presidente do Sindspen-MT, João Batista, a paralisação como um todo foi positiva. "Esses 33 dias serviram para fortalecer nosso movimento. Mas não vamos parar, queremos que nossos direitos sejam cumpridos", afirmou. O sindicato protocolou na Justiça um pedido de dissídio coletivo para negociar o pagamento integral da RGA.
A categoria deve voltar aos postos de trabalho no próximo domingo (3). No entanto, os servidores devem paralisar as atividades por um dia na próxima segunda-feira (4), para homenagear os dois agentes penitenciários mortos em Cuiabá.
"É uma forma de mostrar a nossa solidariedade aos parentes e amigos. Além disso, é uma maneira de pedirmos mais segurança para nossos servidores", disse João Batista.
A Justiça já havia determinado que a categoria voltasse aos postos de trabalho, sob pena de multa. No mês passado, pelo menos três ônibus de transporte coletivo foram incendiados em Cuiabá. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) investiga se os ataques foram uma represália de detentos da PCE à greve dos categoria.
Morte
O agente penitenciário Aldo Halik, de 51 anos, foi morto com um tiro na cabeça na terça-feira (28) no Bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá. Segundo a Polícia Militar, ele fazia a escolta de um caminhão carregado de cerveja, quando foi abordado por dois homens. A dupla rendeu o agente e conseguiu roubar a arma dele. Antes de fugir, um dos bandidos, que já estava armado, disparou contra o agente.
O agente atuava na profissão há 20 anos e era lotado no Centro de Ressocialização de Cuiabá(CRC).
RGA
O governador Pedro Taques (PSDB) sancionou na sexta-feira (1º) a lei que foi aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que dispõe sobre o pagamento da reposição da inflação de 2015 aos servidores ativos, inativos e pensionistas do estado. A proposta, apesar de agora estar em vigor, não foi aprovada pelo funcionalismo público, afirma o Fórum Sindical.
A lei foi publicada depois de mais de um mês de embate entre o governo e os servidores públicos. Os protestos iniciaram depois que o estado anunciou, no dia 6 de maio, que não tinha dinheiro para pagar as perdas salariais provocadas pela inflação do ano passado, de 11,28%.

+ Acessados

Veja Também