Após 24 anos de funcionamento, a Escola Técnica Estadual de Sinop passará por reforma estrutural. A obra, que será executada pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), tem início previsto para o primeiro trimestre de 2026 e prevê melhorias na infraestrutura da unidade.
O processo de contração foi iniciado por meio da Concorrência Pública nº 001/2025, lançada em novembro de 2024. Após as manifestações das propostas, o certame segue em fase de chamamento da empresa que apresentou o melhor plano de execução.
O objetivo é que a reforma da escola inclua e renovação de pisos, janelas e paredes, assim como manutenção de rede elétrica, água e esgoto. Todas as estruturas velhas deverão ser substituídas por novas, incluindo a cobertura. A reforma cobre os 3 blocos pedagógicos e administrativos, além da guarita. Além disso, também é esperada a ampliação da escola, incluindo novas salas de aula, auditório e um laboratório. Como também a construção de uma quadra poliesportiva coberta.
Para a diretora da unidade, Ivanir Latanzi, a reforma vai trazer melhorias tanto para os alunos como para o corpo docente, ampliando a infraestrutura adequada para o ensino.
“Essas melhorias farão diferença no nosso dia a dia, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições de ensino e trabalho. Um ambiente adequado fortalece a aprendizagem, valoriza nossos profissionais e demonstra o cuidado com cada estudante que passa por aqui. Essa reforma representa mais do que uma obra física, ela simboliza respeito, compromisso com a educação profissional e investimento no futuro da nossa comunidade. É um sonho antigo que começa a se transformar em realidade”, enfatizou a diretora.
Etec Sinop
A Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop está vocacionada na área de energias renováveis, ofertando cursos técnicos e biocombustíveis, sistemas de energias renováveis, além de cursos diversificados tais como Técnico em Enfermagem, Agricultura, Edificações, dentre outros.
A oferta ocorre através da modalidade concomitante intercomplementar para estudantes do Ensino Médio, em parceria com a Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra e na modalidade concomitante subsequente no período noturno para estudantes que estejam cursando 2º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Também são ofertados diversos cursos livres e de formação inicial continuada, de acordo com demandas dos arranjos produtivos locais e regionais.





