Diante do cenário político que vem se desenhando para 2022, o prefeito José Carlos do Pátio tratou de antecipar sua escolha para a presidência da república e diante de muito holofote declarou seu voto, para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O posicionamento do gestor da maior cidade do interior de Mato Grosso e do terceiro maior colégio eleitoral do Estado tem uma explicação matemática. Zé do Pátio, assim como outras lideranças políticas, teve acesso a um levantamento sobre a disputa local, entre Lula X Bolsonaro.
Uma fonte ouvida pelo Primeira Hora afirmou que os dados trazem Bolsonaro na liderança tanto em Rondonópolis, quanto em Mato Grosso. Mas ainda de acordo com a fonte, os números são bem menos expressivos que os alcançados pelo presidente em sua eleição. Naquele 2018, o atual chefe de república, abocanhou 68,66% do eleitorado de Rondonópolis.
De olho nas informações levantadas e apostando em sua aprovação, Pátio pretende aproveitar o momento e assumir o protagonismo, como um puxador de votos para Lula. O líder da esquerda dificilmente venceria Bolsonaro numa região dominada pelo agro, mas uma votação maiúscula pode render uma boa impressão em Brasília, caso Lula volte para o Palácio do Planalto.
Cenário nacional
As últimas 5 pesquisas de opinião, divulgadas em setembro, mostram Lula com mais de 10% de frente a Bolsonaro. Num possível segundo turno, a vantagem do petista passa dos 20%.





