A influencer digital iraniana “Sahar Tabar”, de 18 anos, mais conhecida como “Angelina Jolie Zumbi”, que foi presa no Irã por usar o Instagram, está com Covid-19 e já precisa usar um respirador para fazer o tratamento, segundo informações da Organização Não-Governamental (ONG) Center for Human Rights no Irã.
Os advogados de Fatemeh Khishvand, nome verdadeiro da influencer, pediram que ela fosse libertada em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo a ONG, um juiz se recusou do país, mas um juiz se recusou a conceder fiança.
“Achamos inaceitável que essa jovem mulher tenha pego o coronavírus nessas circunstâncias, enquanto sua ordem de detenção foi estendida durante todo esse tempo na prisão”, disse o advogado de direitos humanos Payam Derafshan à ONG. “Não é culpa do diretor da prisão que ela esteja atrás das grades, a responsabilidade recai sobre o juiz que não a liberou”, acrescentou.
(Foto: Reprodução/Instagram)
A jovem foi detida em outubro de 2019 em meio a uma campanha contra o Instagram no país. Por usar a sua conta pessoal na rede social para se caracterizar como a versão zumbi da atriz Angelina Jolie, ela foi acusada por “corrupção na terra”, “incitação à corrupção, incentivando os jovens a se envolver em loucura”, “insultando o sagrado” e por ter “adquirido renda ilícita”.
O Instagram é o único aplicativo dos EUA que os cidadãos geralmente podem usar no Irã. Facebook e Twitter, por exemplo, tem o uso proibido em território iraniano.
Apesar das acusações dos advogados da influencidaora digital e da ONG, o diretor da prisão em que Khishvand está preso disse que a garota não possui o Covid-19.





