Análise comportamental valoriza servidores do Estado

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Análise comportamental valoriza servidores do Estado

Com a participação de mais de mil servidores estaduais, o Governo de Mato Grosso apresentou nesta terça-feira (26) o Plano de Desenvolvimento Gerencial (PDG). O projeto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência da Escola de Governo, em parceria com a empresa especializada em recursos humanos Ólami.

Desde o início de 2016, foram analisados e mapeados o perfil de mil servidores que atuam como gerentes, coordenadores ou superintendentes nas 32 secretarias de Estado. Foram identificadas as potencialidades de cada um e apontado o que deve ser melhorado.

Presente no evento, o governador Pedro Taques destacou a importância de investir na formação e melhoria do servidor público. “Governo é temporal e Estado é espacial. O governador passa, mas o Estado e seus servidores permanecem. É essencial o aperfeiçoamento, para que cada um preste um serviço de excelência à população”, afirmou.

Segundo o presidente da Ólami, Glaydson Rufino, a partir do Plano de Desenvolvimento Gerencial, cada liderança identificada pode agora trabalhar melhor na valorização e maximização do potencial das suas equipes.

“A análise é feita a partir de quatro estilos de comportamentos: dominância; influência, estabilidade e conformidade, levando em conta ainda as habilidades cognitivas e interesses ocupacionais do participante. Assim, suas características positivas são enaltecidas e as deficientes melhoradas”, explicou.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Obregão Matoso, o PDG é uma ferramenta importante para uma melhor administração pública. “O plano nos possibilita reconhecer as capacidades de cada servidor e, assim, colocar as pessoas certas no lugar certo”, disse.

A superintendente da Escola de Governo, Maricilda Farias, complementa ainda que os servidores participantes puderam se conhecer melhor. “O autoconhecimento é uma das 20 competências que todo bom gestor deve desenvolver. Queremos formar um servidor público mais produtivo, motivado e que desempenhe seu trabalho de acordo com seu perfil”.

“Estamos passando por um momento de transformação. Quando identificamos os talentos de cada servidor e ele é direcionado para onde pode desempenhar melhor sua função, o resultado será um trabalho mais eficiente”, ressaltou o participante do plano e secretário adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional, José Adolpho de Lima Avelino Vieira.

Após a entrega do Plano de Desenvolvimento Gerencial, cerca de 280 servidores de 30 secretarias estaduais participaram do workshop “Como maximizar o potencial de sua equipe”, apresentado pelo presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof. Participaram ainda os secretários de Estado de Gestão, Júlio Cezar Modesto Santos; e da Casa Civil, Paulo Taques.

SATISFAÇÃO –O processo de mapeamento do Plano de Desenvolvimento Gerencial questionou também sua validade para o autoconhecimento do participante, o que foi considerado positivo para 97% dos servidores. A contribuição do perfil comportamental no desempenho de suas atribuições profissionais foi avaliada como significativa por 96% dos participantes. Já as considerações realizadas pelo analista foram válidas para 98%.

“Esses resultados são excepcionais e demonstram que nosso trabalho é muito significativo para os servidores do Estado”, avaliou Glaydson.

“Os servidores são o maior patrimônio do Governo e o PDG vai levar mais excelência para o dia a dia dentro das secretarias. A parceria com a Ólami foi fundamental para alcançar esse resultado”, destacou Joelson Matoso.

+ Acessados

Veja Também